ECONOMIA INTERNACIONAL

Pesquisa mostra otimismo entre grandes empresas do Japão.

O levantamento é um sinal de que as empresas permanecem de bom humor.

Em 30/06/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

As grandes companhias do Japão estão mais otimistas sobre as condições de negócio, como mostram seus planos de gastos no trimestre até junho, de acordo com a mais recente pesquisa Tankan do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês). O levantamento é um sinal de que as empresas permanecem de bom humor, apesar da desaceleração no crescimento global.

A pesquisa trimestral com mais de 11 mil empresas mostrou que o índice de avaliação das condições econômicas entre as maiores delas ficou em 15 em junho, acima dos 12 de março. A leitura ficou acima da previsão de 12 dos economistas ouvidos pelo Wall Street Journal. Um resultado positivo indica que o número de otimistas supera o de pessimistas.

A pesquisa mostrou que os gastos em bens de capital das maiores empresas do setor industrial no Japão ficaram no maior patamar desde junho de 2004. Os gastos em bens de capital das empresas em geral foi o mais alto desde junho de 2006, segundo a pesquisa.

A pesquisa traça um retrato das visões das companhias sobre as atuais condições de negócio e suas projeções para lucro, investimento e contratações. Ela mostrou que as maiores companhias esperam que os investimentos cresçam em 9,3% nos 12 meses até março de 2016, uma forte mudança em relação à expectativa de corte de 1,2% nos investimentos para o ano mostrada na pesquisa anterior.

A revisão para cima vem em linha com a visão do BoJ de que um ciclo virtuoso no setor corporativo continua, reduzindo a probabilidade de um maior afrouxamento na política monetária.

O índice para as grandes empresas do setor de serviços subiu para 23, acima dos 19 da leitura anterior e em linha com a previsão dos economistas.

Fonte: Dow Jones Newswires.