POLÍTICA INTERNACIONAL
Pesquisas apontam derrota da esquerda nas eleições locais na França.
União por um Movimento Popular (UMP), do ex-presidente Nicolas Sarkozy, lidera o segundo turno.
Em 29/03/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Institutos de pesquisa indicam derrota da esquerda socialista após as eleições locais de hoje (29) na França. Segundo as sondagens feitas após o pleito, o partido de centro-direita União por um Movimento Popular (UMP), do ex-presidente Nicolas Sarkozy, lidera o segundo turno. As pesquisas apontam que a UMP deve obter de 66 a 70 departamentos.
A Frente Nacional (FN), de extrema-direita, liderada por Marine Le Pen, pode conquistar até dois departamentos. Já o Partido Socialista, do presidente François Hollande, que detinha 61 departamentos, deve ficar com apenas de 27 a 31.
A esquerda mostrou-se “muito dispersa” e “sofreu um claro recuo”, admitiu em uma mensagem o primeiro-ministro, Manuel Valls, que é socialista. Nas últimas semanas, Valls multiplicou as tentativas para deter a FN. O primeiro-ministro voltou a condenar “resultados muito elevados da extrema-direita”, por considerar que a FN constitui “um perigo mortal” e “pode ganhar as eleições presidenciais”. Já o ex-presidente Nicolas Sarkozy afirmou que o resultado é consequência da “maciça rejeição às políticas do presidente [François] Hollande".
As eleições locais são encaradas, na França, como um teste para as eleições presidenciais, que estão agendadas para 2017.
EBC/Com informações da Agência Lusa