CULTURA
Pessoas levam mensagem da educação ambiental na Feira do Verde
milhares de pessoas levam a mensagem da educação ambiental
Em 15/12/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Terminou na noite deste domingo (14) a 25ª edição da Feira do Verde, que foi aberta na última quarta-feira (10) e foi visitada por milhares de pessoas e centenas de estudantes.
O tema deste ano foi "Educação Ambiental – Contribuindo para a construção de cidades sustentáveis". Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Cleber Guerra, o evento atingiu o objetivo principal, que foi o de levar conhecimento e informação sobre como cada um pode ajudar na preservação e conservação do meio ambiente.
"Estamos consolidando mudanças introduzidas na edição anterior, tanto no conceito, tornando-a, de fato, um evento de educação e conscientização ambiental, quanto no modelo de gestão, que busca melhor relação custo-benefício, através da redução no aporte dos recursos públicos, como também na sua aplicação via processo licitatório. E o critério básico para participação deixou de ser o patrocínio financeiro e passou a se exigir sintonia da atividade do expositor com o tema central da Feira, pondo fim à opção de participar apenas para fazer marketing institucional, mediante pagamento de cota patrocínio".
A gerente de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), Andressa Lemos Fernandes, afirmou que a Feira do Verde foi um sucesso. "Depois de meses de trabalho e dedicação de vários servidores da Prefeitura e parceiros planejando e organizando a Feira do Verde, meu coração se enche de alegria ao ver este evento repleto de famílias, pessoas de todas as idades, de todos os cantos da cidade e de outros municípios do Espírito Santo, além de turistas de outros estados e países. O mais importante para nós é que as pessoas que passaram pela 25ª Feira do Verde levem um conhecimento e informação para mudança de atitudes, pois a educação é a base de toda a mudança".
A 25ª Feira do Verde contou com 36 estandes na área central, 10 estandes da economia solidária, que estava na tenda "Cidade Sustentável da Aderes", e mais estandes na Feira do Livro, além da tenda das Orquídeas.
Homenageadas
Nesta edição, duas servidoras foram homenageadas pelo prefeito Luciano Rezende, representando todo o esforço e trabalho de funcionários das empresas e servidores que estiveram envolvidos na organização da Feira do Verde durante vários anos.
Receberam uma placa de agradecimento a bióloga e assessora técnica da Prefeitura Ivani Soares Zecchinelli e a ex-servidora da Semmam Walkyria Schwamach. Ivani comentou que ficou extremamente feliz e emocionada com a homenagem. "Eu não esperava ficar tão feliz com a homenagem. E fiquei pensando em muitas outras pessoas que poderiam e mereceriam estar lá comigo".
Ela completou: "É um evento muito importante e que fazemos com muito carinho e dedicação. Gostaria que as mensagens que buscamos passar com esse evento entrassem na mente das pessoas para que mudassem hábitos e posturas e assim melhorar o nosso meio ambiente, pois este é o nosso objetivo ao trabalhar nesta Feira do Verde, mudanças de costumes para um planeta mais sustentável".
Fonte:PMV