NEGÓCIOS
Petrobras e ArcelorMittal irão desenvolver um hub de CCS
Na prática, o CCS é uma técnica que envolve a captura do CO2 e sua retenção no subsolo.
Em 27/02/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A cooperação ampla decorre de sinergias identificadas em estudo conjunto voltado ao desenvolvimento de um hub de CCS (captura e armazenamento de CO2) no Espírito Santo, bem como a avaliação de modelos de negócios que viabilizem economicamente a sua implementação.
Siga o CORREIOCPIXABA no Instagram e concorra a ingressos para o show de Cesar Menotti & Fabiano no Steffen
A Petrobras e a ArcelorMittal Brasil assinaram um Memorando de Entendimento (MoU, na sigla em inglês) com o objetivo de estudar potenciais modelos de negócio mutuamente benéficos na economia de baixo carbono. As companhias buscarão identificar oportunidades comerciais e potenciais parcerias no Brasil que estejam alinhadas às estratégias de diversificação e descarbonização.
A cooperação ampla decorre de sinergias identificadas em um estudo conjunto voltado ao desenvolvimento de um hub de CCS (captura e armazenamento de CO2) no estado do Espírito Santo, bem como a avaliação de modelos de negócios que viabilizem economicamente a sua implementação. Na prática, o CCS é uma técnica que envolve a captura do CO2 e a retenção no subsolo, evitando a saída do gás para a atmosfera e contribuindo para minimizar os efeitos das mudanças climáticas.
Conceito de hub
No conceito de hub, o CO2 é capturado em diferentes localidades e fontes de emissão (indústria de aço, termoelétricas, indústria de cimento, unidades de processamento de gás natural, entre outros) e transportado por meio de uma malha de gasodutos conectada, que pode ser compartilhada e otimizada para o armazenamento de grandes quantidades de CO2 em reservatórios geológicos adequados. A adoção deste conceito de hub, com a utilização de malhas conectadas, pode potencializar a viabilidade técnica e econômica, favorecendo a utilização do CCS como uma opção relevante de descarbonização em larga escala.
Plataforma P58 da Petrobras, no campo de Jubarte. Foto: Divulgação/Agência Petrobras
A Petrobras já iniciou o mapeamento de reservatórios geológicos que podem se configurar como opção segura e adequada de armazenamento do carbono, estudando também instalações da companhia existentes no Espírito Santo para integrarem a infraestrutura do hub de CCS para o estado.
Baixo carbono
O diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Maurício Tolmasquim, disse que o segmento siderúrgico é uma das áreas em que a Petrobras pode agregar muito valor, em possíveis parcerias de negócio de baixo carbono.
“O segmento siderúrgico é uma das áreas em que a Petrobras pode agregar muito valor, em possíveis parcerias de negócio de baixo carbono ou explorando potenciais acordos comerciais vinculados aos projetos que a Petrobras desenvolve no setor, envolvendo não somente CCS, mas também energia renovável, hidrogênio e seus derivados e combustíveis de baixo carbono. Este acordo com a ArcelorMittal é mais uma das iniciativas que a Petrobras desenvolve em conjunto com empresas líderes em seus segmentos de atuação e demonstra o compromisso das duas companhias em construir um futuro mais sustentável, buscando uma transição para uma economia de baixo carbono de forma justa e inclusiva, que promova de forma concomitante o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Brasil”, disse.
O CEO ArcelorMittal Aços Planos América Latina, Jorge Oliveira afirmou que projetos de captura e uso do CO2 de forma produtiva e segura representam uma estratégia tecnológica fundamental diante de um cenário de economia de baixo carbono.
“Entendemos que projetos de captura e uso do CO2 de forma produtiva e segura, com transporte e armazenamento adequados, representam uma estratégia tecnológica fundamental diante de um cenário de economia de baixo carbono. Daí o interesse das duas empresas em identificarem soluções mutuamente benéficas, que sejam tecnicamente possíveis e economicamente sustentáveis.”
Ainda segundo Jorge Oliveira, essa iniciativa está alinhada com a meta global do Grupo de se tornar neutro em carbono até 2050. (Com informações da GerImp/Petrobras)
Leia também:
> Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram
> Prazo para participação no leilão de 26 lotes vão até hoje (27)
> Ciclo de palestras para MEIs acontecerá entre março e julho
> Vila Velha registra abertura de 2.255 novas empresas em janeiro
> Circuito Liquida Serra será de 1 a 4 de fevereiro em Jacaraípe
> Mais de 17% das empresas abertas no ES 2023 estão em Vila Velha
> Empresas privadas vão investir R$ 3,5 bilhões em Vila Velha
> Sebrae|ES fará palestras e oficinas para empreendedores
> IA: Jornalista Christiane Pelajo ministrará palestra em Vitória
> Nestlé e Buaiz planejam investir R$ 1,07 bilhão em Vila Velha
> Assevila homenageia empresários e anuncia construção da Sede
TAGS: ARCELORMITTAL | PETROBRAS | COOPERAÇÃO | ESTUDO | CCS | PROGRAMAÇÃO