MOTOR

Peugeot 2008 parte de R$ 67.190 para brigar com HR-V e Renegade

Feito em Porto Real (RJ), crossover compacto chega às lojas em maio.

Em 09/04/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Peugeot esperou os rivais e anunciou nesta terça-feira (7) os detalhes do 2008, seu maior lançamento do ano no mercado nacional. Com 3 versões bem equipadas, ele tem pela frente os recém-lançados Honda HR-V e Jeep Renegade, além de Ford EcoSport e Renault Duster.

O modelo só chega no mês que vem às lojas, com preços a partir de R$ 67.190. De acordo com a Peugeot, a expectativa é vender 1.100 unidades ao mês, sendo que 70% das unidades devem sair com câmbio automático.

Conheça todas as versões e equipamentos:

Allure 1.6 - R$ 67.190 (manual) e R$ 70.890 (automática)
Itens de série – central multimídia sensível ao toque com tela de 7 polegadas, navegação por GPS, rádio com MP3/USB e Bluetooth, 6 alto-falantes, tomada 12V na traseira, ar-condicionado digital de 2 zonas, volante em couro com regulagem de altura e profundidade, direção elétrica, vidros, retrovisores e travas elétricas, banco traseiro rebatível, porta-luvas refrigerado, sensor de estacionamento traseiro, piloto automático e limitador de velocidade, chave canivete, alarme, 4 airbags (dianteiros e laterais), freios com ABS, faróis com luz diurna de LED, faróis de neblina e rodas de liga leve de 16 polegadas.

Griffe 1.6 - R$ 71.290 (manual) e R$ 74.990 (automática)
Itens de série – os mesmos da Allure mais detalhes cromados no exterior, acabamento interno mais sofisticado, 2 airbags de cortina (6 no total), sensor crepuscular e de chuva, sensor de estacionamento traseiro, teto solar panorâmico, bancos revestidos em couro e tecido, e banco traseiro bipartido.

Griffe 1.6 THP - R$ 79.590 (manual)
Itens de série – os mesmos da Griffe 1.6, mais retrovisores cromados, pedaleiras esportivas em alumínio, controle eletrônico de estabilidade, faróis de neblina com função cornering, que acendem na direção da curva, Grip Control com 5 modos e assistência de partida em rampa.

Sem 4x4
Sem muita vocação aventureira, pela falta de tração 4x4, "tática" também adotada pelo HR-V, a novidade aposta no conforto. Tela multimídia sensível ao toque, GPS, ar-condicionado digital de duas zonas, direção, vidros e retrovisores elétricos, 4 airbags e rodas de alumínio de 16 polegadas são de série desde a versão inicial Allure, com motor 1.6 16V flex, de 122 cavalos de potência (com etanol).

O segundo degrau na gama será o Griffe, que acrescenta mais 2 airbags, acabamento refinado no interior, teto solar panorâmico, bancos em couro, além de sensores de chuva, crepuscular e de estacionamento dianteiro.

As duas versões podem ser equipadas com câmbio manual de 5 marchas ou automático de 4 marchas, com troca sequencial na manopla ou por meio de aletas (borboletas) no volante.

Já o topo de linha Griffe THP não tem a opção automática, apenas manual de 6 velocidades, mas acompanha propulsor 1.6 turbo flex, de 173 cv. Com essa dupla, o 2008 é o mais potente e esportivo da categoria – pouco à frente do 2.0 turbodiesel do Renegade (170 cv) – e acelera a 100 km/h em 8,1 segundos, conforme a fabricante.

Nesta versão, o comprador leva também controle eletrônico de estabilidade, assistência de partida em rampa e o Grip Control, um sistema eletrônico de antiderrapagem que varia a tração das rodas dianteiras para conseguir melhor aderência em 4 tipos de terreno (normal, neve, areia e lama).

'Basicona' nem pensar
A Peugeot também descarta criar uma versão mais barata, como a Jeep irá fazer com o Renegade. De acordo com Miguel Figaro, diretor geral da marca, a estratégia se dá, devido ao posicionamento de marca dentro do grupo. Caberá a Citroën a missão de brigar em preço no segmento. "Sem os equipamentos, o 2008 seria um carro novmal. Para reposicionarmos a marca no Brasil, precisamos que todos os carros transmitam essa elevação da gama.

Adaptação
O 2008 sai da mesma linha onde é montado o hatch 208, em Porto Real (RJ). Ambos compartilham a plataforma e o desenho interno, incluindo o volante com raio menor e a manopla de câmbio.

Após o lançamento em 2013 no Salão de Genebra, o Brasil é o terceiro país a produzir o 2008, além de França e China. Em 2 anos, o modelo nacionalizado passou por intensos testes no Brasil. Em dezembro, o G1 experimentou 4 unidades pré-série (veja as impressões).

De acordo com a Peugeot, o 2008 brasileiro tem maior ângulo de entrada (22,2 graus) e 10 mm a mais na altura da suspensão, em relação ao europeu. No entanto, por lá há maior variedade de motorização, que inclui um 1.2 litro, de 82 cv, e opções a diesel.

Perua ou SUV?
O crossover tem 4,16 metros de comprimento, 2,54 m de entre-eixos, 1,74 m de largura e 1,58 m de altura. No segmento que mais ganha opções neste início de 2015, ele poderia ser visto como alguém que ficou um pouco de fora do grupo.

Embora tenha boa distância livre do solo (200 mm), é o mais baixo entre os “coleguinhas”, e seu comportamento lembra mais o de uma "perua" do que um SUV. Mas a Peugeot tenta encontrar seu espaço na turma valorizando conforto e boa dirigibilidade.

Fonte:AutoEsporte