POLICIA
PF desarticula quadrilha do Rio que fraudava empréstimos da Caixa
Prejuízo gerado pela associação criminosa é superior a R$ 3 milhões.
Em 08/12/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Polícia Federal (PF) desarticulou na manhã desta terça-feira (8) uma quadrilha que fraudava empréstimos consignados vinculados à Caixa Econômica Federal. De acordo com a Polícia Federal, o prejuízo gerado pela associação criminosa é superior a R$ 3 milhões. A ação da PF contou com o apoio da gerência de segurança da Caixa Econômica Federal (CEF).
A operação Mare Clausum começou há seis meses e identificou a fraude em pelo menos 90 contratos de empréstimos que tinham como titulares militares reformados e pensionistas da Marinha do Brasil.
A associação criminosa acessava o portal de consignações da Marinha e entrava em contato com os devedores com a promessa de quitação dos seus empréstimos junto à CEF. Após a suposta regularização com a Caixa, a quadrilha oferecia novos empréstimos em outros bancos. A organização criminosa contava com a ajuda de funcionários da CEF para forjar a regularização bancária das vítimas.
Foram cumpridos pela PF quatro mandados de busca e apreensão. Também foi decretado pela Justiça o bloqueio de contas bancárias e a proibição de deixar o país para quatro dos investigados. Eles responderão pelos crimes de associação criminosa, inserção de dados falsos em sistema de informações, estelionato e peculato.
Fonte:G1