TEMAS GERAIS
PF vai investigar fake news sobre ações de socorro ao RS
A PF irá investigar fake news sobre ações dos governos federal, estaduais e municipais.
Em 08/05/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

No ofício, o ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, lista de nomes de influenciadores digitais, de contas em redes sociais e postagens na internet que vêm disseminando informações falsas sobre o trabalho de resgate de pessoas e sobre a recuperação dos estragos no estado.
Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows
A Polícia Federal irá investigar a divulgação de fake news sobre ações dos governos federal, estaduais e municipais nas enchentes do Rio Grande do Sul. O pedido de abertura da investigação foi feito pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.
>> Cosud envia reforço para socorrer vítimas das chuvas no RS
No ofício, o ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, lista de nomes de influenciadores digitais, de contas em redes sociais e postagens na internet que vêm disseminando informações falsas sobre o trabalho de resgate de pessoas e sobre a recuperação dos estragos no estado. Segundo Pimenta, há "narrativas desinformativas e criminosas" que causam impacto no aprofundamento da crise social vivida pela população gaúcha.
"Os conteúdos afirmam que o Governo Federal não estaria ajudando a população, de que a FAB [Força Aérea Brasileira] não teria agilidade e que o Exército e a PRF [Polícia Rodoviária Federal] estariam impedindo caminhões de auxílio. Destaco com preocupação o impacto dessas narrativas na credibilidade das instituições como o Exército, FAB, PRF e ministérios, que são cruciais na resposta a emergências. A propagação de falsidades pode diminuir a confiança da população nas capacidades de resposta do Estado, prejudicando os esforços de evacuação e resgate em momentos críticos. É fundamental que ações sejam tomadas para proteger a integridade e a eficácia das nossas instituições frente a tais crises", diz o ofício.
De acordo com o Ministério da Justiça, a investigação irá apurar ilícitos ou eventuais crimes relacionados à disseminação de desinformação e individualização de condutas.
Em parceria com a Advocacia-Geral da União (AGU), serão acionados órgãos competentes para ações judiciais de responsabilização dos culpados. (Secom/PMViana)
Leia também:
> Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
> Cosud envia reforço para socorrer vítimas das chuvas no RS
> 78,13% dos municípios gaúchos foram impactados pelas chuvas
> Marinha envia nesta terça hospital de campanha ao RS
> ES envia segunda equipe de bombeiros para Rio Grande do Sul
> Sobe para 83 número de mortes no Rio Grande do Sul
> Lula garante verba para reconstrução de estradas no RS
> Procon-ES orienta sobre compras e trocas de presentes
> Rio Grande do Sul contabiliza 56 mortes devido a fortes chuvas
> Bombeiros do ES partem para missão no Rio Grande do Sul
> Prazo para emitir e regularizar título de eleitor termina dia 8
TAGS: POLÍCIA FEDERAL | FAKE NEWS | AÇÕES | SOCORRO | RIO GRANDE DO SUL