ECONOMIA INTERNACIONAL
PIB italiano tem contração de 5,3% no 1º trimestre, diz revisão
Revisão foi divulgada hoje (28) pelo Istat, o instituto de estatísticas do país.
Em 29/05/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O Produto Interno Bruto (PIB) da Itália sofreu contração de 5,3% no primeiro trimestre de 2020 ante o quarto trimestre de 2019, evidenciando os efeitos da pandemia de coronavírus, segundo revisão divulgada hoje (29) pelo Istat, como é conhecido o instituto de estatísticas do país.
Na comparação anual, o PIB italiano encolheu 5,4% entre janeiro e março.
Originalmente, no fim de abril, o Istat havia estimado quedas menores para o PIB italiano, de 4,7% na comparação trimestral e de 4,8% no confronto anual.
PIB turco cresce 4,5% na comparação anual do 1º trimestre
O Produto Interno Bruto (PIB) da Turquia cresceu 4,5% no primeiro trimestre de 2020 ante igual período do ano passado, segundo dados oficiais divulgados nesta sexta-feira (29) pelo Turkstat, como é conhecido o instituto de estatísticas do país.
O resultado ficou abaixo da expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam avanço anual de 4,8% do PIB turco.
Apenas os gastos de consumidores subiram 5,1% na mesma comparação, enquanto os gastos do governo turco aumentaram 6,2%.
PIB francês sofre queda de 5,3% no 1º trimestre, a maior desde 1968
O Produto Interno Bruto (PIB) da França sofreu contração de 5,3% no primeiro trimestre de 2020 ante o quarto trimestre de 2019, em meio ao impacto da pandemia do novo coronavírus, segundo revisão divulgada nesta sexta-feira (29) pelo Insee, como é conhecido o instituto de estatísticas do país. Trata-se da maior queda do PIB francês desde o segundo trimestre de 1968, de acordo com a Trading Economics.
No fim de abril, o Insee havia originalmente estimado recuo maior, de 5,8%, que seria o maior da história.
Como o PIB francês já havia encolhido 0,1% no quarto trimestre do ano passado, a economia do país entrou em recessão técnica com o resultado dos primeiros três meses de 2020.
Inflação anual da zona do euro desacelera a 0,1% em maio
O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro subiu apenas 0,1% na comparação anual de maio, desacelerando em relação ao aumento de 0,3% observado em abril, ainda em meio aos efeitos econômicos da pandemia de coronavírus, segundo dados preliminares divulgados hoje (29) pela agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat. O resultado veio em linha com a expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal.
A prévia de maio deixa a inflação anual da zona do euro ainda mais distante da meta do Banco Central Europeu (BCE), que é de uma taxa ligeiramente inferior a 2%. (Com Estadão Conteúdo)