ECONOMIA NACIONAL
PIB recua 0,5% no mês de setembro para outubro, diz FGV
PIB que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, recuou 0,5% em outubro.
Em 16/12/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
De acordo com a pesquisa, apesar da queda de setembro para outubro deste ano, a economia brasileira cresceu 5,4% em relação a outubro do ano passado.
Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram
O Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, recuou 0,5% em outubro deste ano, na comparação com o mês anterior. A queda veio depois de uma alta de 0,6% em setembro. O dado é do Monitor do PIB, calculado e divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
>> Mercado financeiro eleva previsão da inflação para 4,89%
De acordo com a pesquisa, apesar da queda de setembro para outubro deste ano, a economia brasileira cresceu 5,4% em relação a outubro do ano passado. Além disso, a alta acumulada em 12 meses é 3,4%.
Na passagem de setembro para outubro, houve queda de 1,9% na agropecuária e crescimento de 0,2% na indústria. Os serviços mantiveram-se estáveis.
Sob a ótica da demanda, o consumo das famílias manteve-se estável, enquanto a formação bruta de capital fixo, isto é, os investimentos, caiu 3,7%. Por outro lado, tiveram altas o consumo do governo (1,6%) e as exportações (0,5%). As importações recuaram 1,8%.
“A princípio isso [a queda entre setembro e outubro] não deve gerar uma preocupação tão grande, porque a economia está muito aquecida, então [essa queda] é só uma compensação em relação a setembro. É óbvio que, persistindo e o mês de novembro também vier ruim, seria um alerta um pouco maior. Mas, a princípio, a economia segue aquecida apesar dessa retração”, afirmou a economista da FGV Juliana Trece. (Por Vitor Abdala/Agência Brasil)
Leia também:
> Mercado financeiro eleva previsão da inflação para 4,89%
> BNDES financia R$ 1,1 bi para exportação de jatos pela Embraer
> Brasil terá maior alíquota do mundo após reforma tributária
> Segunda parcela do 13º deve ser depositada até sexta-feira
> Produção de bicicletas convencionais cai, e elétricas aumenta
> Produção industrial cai em quatro dos 15 locais pesquisados
> Atividade econômica cresce 0,1% no mês de outubro
> Banco Central aprova pagamento de boletos por Pix
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET