MOTOR

Picape do "cowboy" há 46 anos, Ford F-150 estreia no Brasil

O atraso em relação à concorrência não ofusca o provável protagonismo que o modelo terá.

Em 10/02/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Ford

Com motor V8 do Mustang e preços “secretos”, modelo chega para brigar com Ram 1500 Rebel no segmento de luxo.

Dois anos após a Ram desbravar o mercado das picapes de luxo no Brasil com a 1500 Rebel, a Ford decidiu importar a F-150 – há 46 anos líder do segmento nos EUA e há 41 o modelo mais vendido do mercado norte-americano.

O atraso em relação à concorrência não ofusca o provável protagonismo que o modelo terá no segmento, que ainda aguarda o lançamento da Chevrolet Silverado, esperado para este ano.

Questionado sobre se a marca lançaria a F-150 no Brasil se não fosse o pioneirismo da Ram, o vice-presidente da Ford América do Sul, Rogelio Golfarb, garantiu que sim. “Sempre quisemos ter uma oferta ampla de picapes por aqui e agora estamos verificando uma série de consumidores para todo tipo de picape, que é um dos pilares globais da Ford ao lado de SUVs e veículos comerciais”, explicou o executivo.

Além da F-150, a Ford comercializa no Brasil a veterana Ranger e a média-compacta Maverick, que em breve ganhará versão híbrida.

O que você precisa saber sobre a F-150:

  • Série F começou em 1948; modelo atual é o da 14ª geração
  • Modelo incrementa segmento das picapes grandes, que atualmente contam com Ram 1500 Rebel e Ram 1500 Classic
  • Serão duas versões: Lariat e Platinum
  • Motor 5.0 V8 de 405 cv e 56,7 kgfm de torque é emprestado do Mustang, como também o câmbio automático de 10 marchas
  • Consumo declarado pela fabricante é de 6,3 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada; como o tanque tem capacidade para 136 litros, autonomia pode chegar a 1.000 quilômetros
  • Porte da F-150 é semelhante ao da Rebel 1500: 5,88 metros de comprimento, 2,08 m de largura e 3,69 m de entre-eixos, ante 5,93 m, 2,08 e 3,67 m, respectivamente, da picape da Ram. Só que o modelo da Ford é bem mais leve, com 2.470 kg, enquanto a 1500 Rebel vê na balança 2.610 kg. Vantagem para a Ford também na capacidade de carga, com 728 kg versus 610 kg da rival.

Mas a Ford se distancia mesmo da Ram nos equipamentos. Abertura e fechamento elétrico da caçamba, ajuste elétrico de altura e profundidade do volante, painel digital de 12 polegadas, assistente de manobras evasivas e assistente de reboque e oito modos de condução se destacam.

Preços ainda não foram divulgados, embora a empresa admita que já os tenha definidos. Devem ficar próximos aos da Ram 1500 Rebel, que parte de R$ 456.990.

A Ford abrirá a pré-venda para clientes da marca na próxima terça-feira (14), para só dia 16 liberar a reserva para demais compradores. Promete entregar a picape entre 90 e 120 dias depois. (Por

Rodrigo Mora, da Forbes)

Leia também:

> Lexus NX 350h 2023 tem novidades a partir de R$ 364.790
Ferrari tem lucro recorde de quase 1 bilhão de euros em 2022
Nova York vai passar a exigir carros elétricos na Uber em 2030
Audi mostra carro elétrico que vira picape ao toque de um botão
BMW bate 3º recorde consecutivo em vendas de moto no Brasil
Híbrido, Novo Chevrolet Corvette E-Ray tem 664 cavalos
Linha 2023 do Polo GTS tem faróis Matrix e couro até no painel
Rolls-Royce cresce em 2022 e bate novo recorde de vendas
Audi garante que abandonará carro a combustão a partir de 2033
Anfavea comenta após segundo pior mês de vendas em 2021
 

TAGS:
FORD | PICKUP | 46 ANOS | CAUBÓI | ESTREIA