CIDADE

Picolé gigante faz sucesso no verão de Nova Almeida

O picolé de Itu de Nova Almeida, virou tradição no local.

Em 11/01/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Com a temperatura cada vez mais alta, o verão chegou movimentando a orla da cidade da Serra, inclusive, sua economia. O picolé de Itu de Nova Almeida, por exemplo, virou tradição no local e faz com que o comerciante José Domingos Vescovi, de 63 anos, venda até 6 mil unidades por dia, uma média de 375 picolés por hora.

Ele que fabrica todos os seus produtos, inclusive o sorvete oferecido em modo self-service, está há 30 anos à frente da Domingos Sorvetes, que fica aberta das 8 horas à meia-noite, de segunda a segunda.

As receitas dos 48 sabores de sorvetes e dos 37 picolés de Itu foram desenvolvidas ao longo de 52 anos de trabalho. “Comecei a trabalhar cedo, com 11 anos, na mercearia e sorveteria da família. Depois, abri meu próprio negócio. E o sucesso dele é fruto de muito trabalho e perseverança. Também acompanho o negócio de perto e me preocupo com a qualidade”, acrescentou.

Entre os sabores mais requisitados por moradores e turistas está o tradicional picolé Itu de coco, seguidos pelos sabores de chocolate, amendoim, chocolate belga com avelã e ninho trufado.

Fidelidade

Moradores de Nova Almeida, a designer de unhas Letícia Cabidelli, 23, e o arquiteto Alexandre Marangoni, 33, são frequentadores assíduos da sorveteria do seu Domingos. O bebê Pietro, que ainda está na barriga da mamãe, Letícia, já leva a responsabilidade pelos desejos repetidos. “Depois que engravidei, a vontade por vir aqui aumentou. Já estamos pedindo cartão fidelidade ao dono”, brincou. Para Alexandre, a busca por inovação e bom atendimento do local os motivam a frequentar.

Oportunidade

O secretário de Desenvolvimento Econômico da Serra, Paulo Menegueli, lembra que o Centro Integrado de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Ciampe) está sempre oferecendo minicursos, palestras e orientações para quem deseja se capacitar e empreender. “É preciso estar preparado para receber bem o grande público, saber apresentar o produto de forma adequada e cobrar valores compatíveis com o mercado. Esses e outros pontos são ensinados em palestras que o Ciampe oferece sempre”.

O Ciampe está situado no Pró-Cidadão (Av. Talma Rodrigues Ribeiro, 5416, Portal de Jacaraípe) e funciona das 8 às 16 horas, de segunda a sexta-feira.

Dicas para o empreendedor:

- “Não desista nunca”.
- “Não espere resultados imediatos”.
- “É preciso perseverar”.
- Escolha uma área de atuação dentro de seu perfil, que você tenha mais conhecimento e expertise. Defina se você quer trabalhar com serviço, comércio ou indústria.
- O empresário deve escolher um local de trabalho que seja adequado para o seu público-alvo e escolher as ferramentas de comunicação que melhor atingem o seu público.
- Seja inovador com os produtos e serviços de sua empresa. Coloque-se no lugar do cliente.
- Faça uma boa apresentação de seus produtos e serviços. Pense sempre que você irá atender um público bem exigente.
- Faça pesquisa de mercado.
- Calcule o risco do negócio.
- Procure entidades de classe, pois elas oferecem formações, cursos e orientações.
- Seja persistente com o seu negócio e não se deixe abater diante da primeira dificuldade.