CIDADANIA

Pintor transforma pontos viciados de lixo em jardim na Serra, ES.

Juriti usa pneus como solo fértil para florir o bairro Novo Horizonte.

Em 13/10/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Pontos de lixo viciados em novo Horizonte, na Serra, Grande Vitória, viraram jardins nas mãos do pintor Juriti. Ele juntou os aprendizados sobre meio ambiente recebidos na escola e na vida, e escolheu pneus velhos como solo fértil para florir o bairro.

“Eu aprendi isso na escola, em Novo Horizonte, a cuidar do meio ambiente. Meu professor explicou sobre a poluição, falou sobre a fumaça, os pneus, o cigarro, as indústrias e eu guardei o que ele disse”, contou o pintor.

Ao que aprendeu na escola, ele uniu a 'bronca' recebida de uma criança e nunca mais se esqueceu. “Acabei de tomar meu cafezinho e joguei o copo em qualquer lugar. Aí, passou uma criança de uns dois ou três anos, virou para mim e falou: ‘moço, não pode jogar lixo na rua’. E desse dia para cá, por onde eu passo, se eu vejo um copo descartável, eu pego e jogo no latão de lixo”, falou.

Além de nunca mais jogar lixo na rua, Juriti quis repassar o aprendizado. Ele fez uma placa e colocou na esquina, para acabar com pontos viciados e orientar sobre o dia da coleta. Fora isso, passa horas buscando pneus, eliminando a água, que poderia causar dengue, e coloca vida dentro de cada um.

“Coloco uma planta que resiste ao sol. Eu retirei a maioria, também, de dentro de onde tem lixo. Quando chove, eu vou lá, tiro e planto”, contou.

A rua Gaivota, em Novo Horizonte, é um cenário importante para o trabalho de Juriti. São mil pneus espalhados em forma de jardim. Além de ajudar o meio ambiente, ele deixou tudo ainda mais bonito.

“Foi uma excelente ideia do meu amigo Juruti, não só os pneus, como aquela placa, para ver se incentiva as pessoas a terem mais amor próprio e manterem o bairro mais limpo”, elogiou o marceneiro Eloi Florentino.

Fonte: g1-ES