CIDADE
Pintura mural repleta de cultura e história em Cmei de Vitória
Feita pelo artista Bruno Bissoli, pintura reúne referências a grandes nomes da arte brasileira.
Em 02/03/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A obra também retrata a essência dos "cadernos de Maria", que são cadernos pedagógicos com histórias lúdicas e proposições de experiências, produzidos pela equipe do Cmei e que foram disponibilizados para todas as crianças.
Uma homenagem aos artistas e poetas brasileiros, ao manguezal e ao Congo na nova pintura externa do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Maria Nazareth Menegueli, em Santa Martha. Ao descer para o bairro de Santa Martha ou subi-lo, a partir do bairro Andorinhas, a comunidade escolar pode visualizar a obra de arte estampada no muro da unidade de ensino.
Feita pelas mãos do artista plástico Bruno Bissoli, a pintura reúne referências a grandes nomes da arte brasileira, como: Os Gêmeos (grafiteiros), Aldemir Martins (artista plástico), Martha de Barros (artista plástica), Dionísio del Santo (pintor) e Norton Dantas (artista plástico), e também ao poeta Manoel de Barros. Em alusão à cultura da comunidade local, o artista também buscou referências no manguezal e no Congo.
Além disso, a obra também retrata a essência dos "cadernos de Maria", que são cadernos pedagógicos com histórias lúdicas e proposições de experiências, produzidos pela equipe do Cmei e que foram disponibilizados para todas as crianças.
"Buscamos ilustrar de uma forma que o público infantil possa acessar o conteúdo transmitido, da preservação, do brincar, do contemplar, do imaginar, coisas que a infância necessita para um bom desenvolvimento pedagógico da criança. Desta forma, elas podem desfrutar o serviço naquela instituição de ensino, gerar vínculos fortes com o espaço e boas memórias para a vida", disse o artista plástico.
Espaço cultural
O diretor da unidade de ensino, Juca Bittencourt, destacou que o Cmei está sempre envolvido com a arte e a criatividade, dialogando com a sensibilização do olhar dos pequenos matriculados ali e também da comunidade escolar.
"Queremos que o Cmei seja também um espaço cultural, atendendo ao processo educacional, estimulando o desenvolvimento científico e artístico", ressaltou.
"Esperamos que as crianças, a comunidade e os familiares apreciem esta novidade, que preparamos com muito carinho e com a intenção de proporcionar experiências da estética sensível para toda a comunidade escolar", completou. (Secom/PMV)
Leia também:
> Secretarias de Serviços seguem com trabalhos por Cariacica
> Serra: Aposentados têm até maio para pedir isenção do IPTU
> Mesmo com restrições, foliões saem às ruas em São Paulo
> Campanha incentiva denúncia de violência contra mulher
> Aldeias indígenas de Aracruz recebem dez computadores
> Procon de Guarapari elaborou algumas dicas para o Carnaval
> Carnaval: o serviço de limpeza é intensificado em Linhares
> Guarda-vidas garantem a segurança em 15 postos nas praias
> Defesa Civil da Serra reforça efetivo para Operaçãpo Carnaval
> Mais dignidade: bairros da Serra terão praças revitalizadas
TAGS: VITÓRIA | PINTURA MURAL | CMEI | ARTE | CULTURA