CIDADE

Planetário de Vitória integra atividades da Educação Ambiental

Atividade faz parte da formação da equipe técnica de Educação Ambiental.

Em 11/12/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação Semmam/PMV

Educadores ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) participaram de uma atividade formativa nesta última segunda-feira (9), no Planetário de Vitória, que fica na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

A atividade faz parte do processo de formação da equipe técnica da Gerência de Educação Ambiental e tem como objetivo promover aos técnicos a interação junto a potenciais espaços educadores de Vitória, como o Planetário.

A proposta é que esses locais façam parte do cardápio de contextos formativos a serem explorados nas atividades e ações de Educação Ambiental que serão desenvolvidos nas escolas e nas comunidades em 2020.

Os temas abordados na formação foram: “Terra: meu planeta”, “Sol, Terra e lua", “Sistema solar: universo de aventura” e “Reconhecimento do céu”, ministrados pela equipe de planetaristas e supervisão da professora Shenia D'Arc Venturim Cornélio.

O evento foi uma parceria entre Semmam e a Secretaria Municipal de Educação (Seme). A Semmam e a Seme integram o Órgão Gestor da Educação Ambiental em Vitória.

LEIA TAMBÉM

Jardim da Penha recebe poda de raízes e acerto de calçadas em volta de árvores

Equipes da Gerência de Áreas Verdes (GAV/Semmam) fazem nesta terça-feira (10) poda de raízes e acertos de pavimentos ao redor de 50 árvores em Jardim da Penha. 

O trabalho consiste no serviço de área livre, que consiste no espaço permeável ao redor da base do tronco do vegetal necessário para seu livre desenvolvimento.

A confecção da área livre deve proceder, portanto, na remoção do pavimento em torno do exemplar arbóreo, análise da raízes, poda radicial (quando possível) e acerto da calçada danificada pela árvore.

O serviço é feito nestes locais:

  • 27 árvores receberão o serviço de área livre nas seguintes vias: Avenida Carlos Orlando Carvalho, Rua Guaracy de Oliveira Assis, Rua Aristóbulo Barbosa Leão, Rua José Neves Cypreste, Rua Maria Eleonora Pereira, Rua Comissário Octávio Queiroz, Rua Ludwick Macal, Rua Doutor Cyro Lopes Pereira, Rua Doutor Moacyr Gonçalves, Rua Odete de Oliveira Lacourt, Avenida Anísio Fernandes Coelho, Rua Amélia Tartuce Nasser, Rua Professor Elpídio Pimentel e Rua Francisco Eugênio Mussiello.

  • 18 árvores da praça Wolghano Neto

  • cinco árvores na praça Aníbal Antero Martins

Demanda

Para o secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, Jardim da Penha é um bairro muito arborizado e, por isso, a demanda pelos serviços de manutenção de áreas verdes é o maior da cidade, especialmente no que se refere à poda de raízes e copas das árvores. (Com informações da Prefeitura de Vitória)