ESPORTE NACIONAL

Plano de segurança para 2016 é apresentado a autoridades dos EUA.

Embaixada norte-americana estima que 200 mil torcedores do país venham ao Brasil para as Olimpíadas do Rio.

Em 06/03/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Representantes do governo dos Estados Unidos visitaram a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça para conhecer os preparativos da área para as Olimpíadas Rio2016. 

O secretário Andrei Rodrigues apresentou aos profissionais o Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, estrutura que funcionou como peça-chave do esquema de segurança durante a Copa do Mundo 2014. “Ninguém consegue fazer um evento do porte dos Jogos Olímpicos de maneira isolada. Nosso objetivo é ampliar o quanto possível nossas relações, nossas parcerias, para que possamos ter um ambiente realmente muito seguro”, explica Rodrigues.

Em 2016, os Jogos Olímpicos devem atrair mais de um milhão de turistas ao Rio de Janeiro, além de atletas, comissões técnicas e jornalistas de mais de 200 países, o que amplia a necessidade de capacitação e cooperação internacional. Segundo Charles Grover, coordenador para as Olimpíadas da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, a colaboração com o Brasil na área de segurança seguirá o modelo aplicado na Copa de 2014.

“Essa é uma área de colaboração ativa. E essa colaboração já está acontecendo de novo, com oficiais de segurança de nossos patrocinadores e também do Departamento de Estado, como o FBI”, explicou Grover. O governo norte-americano estima que 200 mil torcedores do país venham ao Brasil. 

Entre as ações de cooperação internacional de segurança pública para os Jogos Olímpicos, abordadas durante a visita, foi salientada a importância de ações de capacitação e treinamento, bem como a troca de experiências que já acontecem entre os países.

Fonte: Brasil 2016