CIDADE

Plano Municipal de Segurança traz ações para combate à violência.

Vitória/ES é uma cidade cada vez mais segura, humana e organizada.

Em 07/07/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Vitória é uma cidade cada vez mais segura, humana e organizada. Para ajudar na queda dos números de violência na capital e trazer diretrizes para o trabalho de combate à criminalidade, foi elaborado o Plano Municipal de Segurança Cidadã.

O cenário da segurança pública em Vitória está inserido no plano, concluído após 10 meses. Ele será apresentado pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) nesta quinta-feira (9), às 9 horas, no auditório da Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde (Etsus), que fica ao lado da Guarda Municipal, na rua Maria de Lourdes Garcia, 474, na Ilha de Santa Maria.

O lançamento do documento será durante a próxima reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). Ele retrata o resultado do trabalho da Semsu, onde está inserida a Guarda Civil Municipal. O GGIM é um colegiado formado por diversos representantes ligados à segurança pública e discute, todo mês, as necessidades na área.

Mapa de ações

O Plano Municipal de Segurança Cidadã também faz um mapa das ações de várias secretarias municipais da Prefeitura e mostra o conjunto do que vem sendo feito pelo próprio município, como também as realizações dos órgãos do Estado, como a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Ministério Público e o Poder Judiciário. 

Um dos principais objetivos é a integração das forças públicas de segurança. O documento foi concluído em julho, após os esforços na captação dos dados por meio de reuniões realizadas nas nove regiões administrativas de Vitória no último ano.

Prevenção

O secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira, destaca que a Prefeitura de Vitória aparece como a principal responsável pelas ações de caráter preventivo que garantem a segurança pública em Vitória. "Os moradores relataram ações que já vigoram e poderão continuar a fim de manter a segurança pública. Com o envolvimento do cidadão, pudemos constatar que foram mapeadas todas as ações que o município possui, divididas em seis eixos", disse ele.

Metodologia

A realização do Plano Municipal seguiu a metodologia apresentada pela Secretaria Nacional de Segurança Púlbica (Senasp), que, juntamente com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), estabelece um método de levantamento e análise de dados divididos em eixos.

Eles cobrem todo tipo de situação: a prevenção e controle de delitos; o fortalecimento da relação entre polícia, comunidade e Justiça; o contexto urbano seguro; a prevenção da violência contra a mulher e a infância; a redução dos fatores de risco e o fortalecimento da coesão social.

O documento final, de 71 páginas, foi elaborado por uma equipe de trabalho do Observatório de Segurança Pública da Semsu. No entanto, a captação de dados envolveu, além da Prefeitura de Vitória, estatísticas fornecidas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público e Poder Judiciário.

Além disso, o plano foi submetido à avaliação do Conselho Municipal de Segurança Urbana (Comsu). Ele continuará sendo usado pela Semsu em todas as nove regiões administrativas.

Serviço

Lançamento do Plano Municipal de Segurança Cidadã

Quando: quinta-feira (9), às 9 horas

Local: auditório da Escola Técnica de Saúde (ETSUS), ao lado da Guarda Municipal, na rua Maria de Lourdes Garcia, 474, na Ilha de Santa Maria.

Fonte:PMV