CIDADE
Plano prevê ampliar direitos e combater a violência entre os jovens
O Plano visa a ampliação de direitos e a prevenção da violência que atinge a nossa juventude.
Em 04/11/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O município de Vila Velha aderiu ao Plano Juventude Viva no mês de junho de 2014. Trata-se de uma iniciativa do Governo Federal para ampliar direitos e prevenir a violência que atinge de forma preocupante a nossa juventude.
Com ações de diversos ministérios, em parceria com os municípios e estados, somam-se aos esforços de enfrentamento à violência, partindo da priorização dos estados com mais altos índices de homicídios que afetam especialmente os jovens negros.
O Plano Juventude Viva está sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação. De acordo com a Coordenadora do Plano no município, Marilene Araújo, o Plano possibilitou algo inédito no município que foi o encontro da gestão municipal com os coletivos Juvenis e representantes do Movimento Negro, resultando na formação de um Comitê Gestor do Plano no município.
Esse comitê irá acompanhar as ações de desconstrução da cultura da violência, inclusão, oportunidades e garantia de direitos, transformação do território e aperfeiçoamento institucional.
Foi realizada a Oficina de Identificação e Abordagem do Racismo Institucional, coordenada pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).
O objetivo foi oferecer subsídios aos gestores servidores para identificação e abordagem do racismo nas instituições e elaboração de estratégias conjuntas, por meio do plano de ação, para o seu enfrentamento no ambiente de trabalho e para a inclusão da perspectiva da igualdade racial nas ações programáticas das instituições, a se iniciar com o Plano Juventude Viva.
Fonte:PMVV