CIDADE

Plantio de 180 árvores celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente

Plantio de árvores vai marcar a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente.

Em 03/06/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Diego Alves - Secom/PMV

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), da Prefeitura de Vitória,  realiza, na manhã desta terça-feira (4), o plantio de 180 mudas de vários tipos de árvores.

MÊS DOS NAMORADOS. COMPRE PELO SITE

Resultado de imagem para kit intimos racco

Na ação, serão plantadas 119 mudas no bairro Mário Cypreste e 61 na orla de Camburi, no trecho entre a Ponte de Camburi e o módulo do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) de Jardim da Penha.

O plantio contará com a participação dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Éber Louzada Zipinotti, monitorados pelo Centro de Educação Ambiental da Mata da Praia.

Preservação

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, o objetivo principal é chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da conservação e da preservação dos recursos naturais.

Mudas

As mudas de árvores a serem plantadas no bairro Mário Cypreste serão:

  • 33 Oitis (Licania tomentosa), na avenida Dário Lourenço de Souza;

  • 14 Ipês rosa (Tabebuia pentaphylla), na avenida Dário Lourenço de Souza; 

  • 23 Aroeiras salsa (Schinus molle), na rua Rosilda Falcão dos Anjos;

  • 25 Paus ferro (Caesalpinia ferrea), na rua Rosilda Falcão dos Anjos

  • 24 Escovas de garrafa (Callistemom viminalis), na rua Engenheiro Manoel dos Passos Barros.

Já na orla de Camburi, o plantio será destas espécies:

  • 40 Clusias hilarianas 

  • 21 Tespésias.

LEIA TAMBÉM:

Circuito Ambiental traz exposição, plantio, jogos educativos e outras ações

Saber mais sobre o meio ambiente e agir em prol dele é a proposta do Circuito Ambiental, que promoverá ações em diversos espaços da cidade até o dia 13.

Esse período entrou oficialmente no calendário de comemorações da Prefeitura de Vitória a partir de 2017, substituindo a Feira do Verde, que ocorria, anualmente, na Praça do Papa.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, destacou que o Circuito Ambiental fomenta a importância da preservação e da conservação ambiental.

"Uma das principais metas é fortalecer o trabalho educacional, sensibilizando e conscientizando a população de que ela pode ser uma grande parceira nas ações em defesa do meio ambiente", disse.

Mapa Gigante

No Dia Mundial de Meio Ambiente, nesta quarta-feira (5), estudantes de várias escolas da rede municipal poderão caminhar pelo Mapa Gigante Interativo dos Ecossistemas, conhecendo, assim, a biodiversidade ambiental do município, no Tancredão, das 8 às 17 horas. 

Ate sexta (7), os alunos da Emef Hildebrando Lucas terão a oportunidade de conhecer os princípios da Carta da Terra por meio de jogo de tabuleiro.

Portal de Bem-Estar Animal

A primeira ação do Circuito Ambiental foi o lançamento do Portal de Bem-Estar Animal, uma plataforma colaborativa dedicada ao cuidado e ao bem-estar dos animais. 

Exposição

Desta segunda (3) até sexta (7), quem vier à Prefeitura de Vitória vai conhecer um pouco mais da Mata Alântica em uma exposição aberta no hall do Palácio Municipal, como o nome "Exposição de Mata Atlântica: diversidade nas paisagens em múltiplos olhares", com várias árvores in natura da mata. 

Os visitantes poderão compreender como a Mata Atlântica faz parte do cotidiano de Vitória, compondo a paisagem na área do Maciço Central com áreas de preservação ambiental protegidas por lei e situadas em parques naturais que são unidades de conservação, como os parques da Fonte Grande, Mulembá, Tabuazeiro, Gruta da Onça e Pedra dos Olhos. 

Baleia Jubarte

O Espaço Baleia Jubarte, situado na Praça do Papa, na Enseada do Suá, receberá desta segunda-feira (3) até sexta-feira (7) alunos da rede municipal de Vitória participarão de atividades educativas e culturais voltadas a conhecer mais sobre a baleia jubarte e seu ambiente.

Projeto Tamar

Desta terça (4) a quinta-feira (6), o Centro de Visitação Tamar Vitória realiza diariamente a limpeza na praia funda.

De terça a domingo (9), a população poderá contemplar a "Exposição de Mata Atlântica de Vitória" e também a exposição de quadros "Vida Marinha: Reciclando Ideias".

No sábado (8), às 14 horas, haverá uma sessão de cinema e, às 15 horas, haverá contação de histórias.

Plantio

O plantio de mudas de árvores é outra ação. Nestas terça (4), quarta (5) e quinta (6), os alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Éber Louzada Zipinotti e Alvimar Silva farão o plantio de mudas de árvores na orla de Camburi e no bairro Mário Cypreste.

Além do plantio, os estudantes participarão de visita guiada e monitorada no Centro Ecológico Caimam, situado no Revis da Mata Paludosa (antiga Fazendinha), em Jardim Camburi.

Os alunos da Emef Heloísa Abreu Júdice de Mattos também terão a oportunidade de participar de um plantio no Parque da Fonte Grande.

Formação

Na sexta-feira (7), das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas, no auditório do Revis da Mata Paludosa, em Jardim Camburi, acontecerá a formação "Educação Ambiental e Temas do Cotidiano de Vitória: Água, Mata Atlântica, Resíduos, Manguezal, Restinga, Bem-estar Animal".

No mesmo dia, acontece o seminário "Impactos da Poluição Atmosférica na Saúde Ambiental". 

Outras ações

No sábado (8), quando é comemorado o Dia dos Oceanos, haverá uma grande ação de limpeza por ar, mar e terra. O trabalho será realizado pela Semmam, em parceria com Ecomares, Últimos Refúgios, Associação de Moradores da Ilha do Frade (Samifra), Ecoceano e Projeto Pegada, com o apoio do Tamar, Vigilantes dos Ecossistemas, guarderia, caiaqueiros, atletas de canoa havaiana, Iate Clube e dos alunos da Ufes e do Ifes.

Haverá, ainda, exposição fotográfica "Cenário das Águas", de Luciano Daniel, no Espaço Baleia Jubarte, desta segunda (3) a sexta (7), das 8 às 17 horas.

No sábado (8), às 9 horas, no Parque da Fonte Grande, terá palestra "Implantação de Meliponário", para criação de abelhas sem ferrão, em parceria com a Associação de Meliponicultura do Espírito Santo (AME).