EDUCAÇÃO
Plataforma digital vai auxiliar estudantes do ES no reforço escolar.
A plataforma Currículo Interativo Digital, lançada nesta segunda-feira (09).
Em 10/05/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Resolver desafios e aprender jogando, com imagem, som e conteúdo. A plataforma Currículo Interativo Digit@l, lançada nesta segunda-feira (09), traz o mundo virtual e parte do real para dentro da escola, para apoiar estudantes que querem reforçar seus estudos, auxiliar professores no planejamento e enriquecimento das aulas e também está a disposição dos familiares que desejam acompanhar a educação de seus filhos.
O Currículo Interativo Digit@l - curriculointerativo.sedu.es.gov.br - é uma plataforma de busca de objetos digitais de aprendizagem de acesso público, voltada para professores e estudantes da Educação Básica, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e também seus familiares.
Para o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, “os materiais disponíveis no Currículo Interativo Digit@l trazem para a tela do computador, ou dos dispositivos móveis, inúmeras possibilidades de ensino e aprendizagem. O estudante pode utilizar, em casa, para estudar, a mesma ferramenta que o professor usa nas aulas para ensinar. A expectativa é que os estudantes utilizem a plataforma para obter uma aprendizagem significativa e enriquecedora, estimulando a sua autonomia no planejamento dos estudos e também possibilitando às famílias o seu acompanhamento”.
Na plataforma são disponibilizados: vídeos, games, animações, simulações, videoaulas, infográficos, mapas, entre outros, categorizados por disciplina, temas, eixos e conteúdos do Currículo Básico da Rede Estadual.
Além disso, há descritores do Paebes TRI, tipos de mídia, idioma, nível de acessibilidade para pessoas com deficiência, licença de uso, versão online e offline (para os conteúdos que contenham este tipo de licença), entre outras especificidades.
A expectativa é que os professores, estudantes e familiares utilizem a plataforma para consultar os recursos digitais para enriquecer ainda mais o planejamento da prática pedagógica, estimular a autonomia no planejamento de estudo dos estudantes e possibilitar à família o seu acompanhamento.
Para a professora de Matemática Carla Zandonade, “essa é uma ótima iniciativa. A ferramenta vai otimizar o nosso trabalho agregando mais conteúdo para nossas aulas. Achei fantástico”.
A estudante Cássia Loyola Lucas, do 3º ano, da Escola Estadual Aflordízio Carvalho da Silva, gostou da novidade. “A plataforma vai facilitar nosso dia a dia nos estudos. Em casa ou do celular mesmo, vamos poder acessar os materiais”, disse.
A plataforma também indica ferramentas digitais capazes de apoiar a criação de novos recursos digitais, o trabalho com temas transversais, a realização de projetos na comunidade, entre outras possibilidades educativas.
A implantação da ferramenta é uma parceria da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) com a plataforma Escola Digital (iniciativa do Instituto Inspirare, Instituto Natura e Fundação Telefônica Vivo, construída com a colaboração do Instituto Educadigital, da TIC Educa e da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo).
Segundo Maria Slemenson, gerente de projetos do Instituto Natura, a parceria com a Sedu está alinhada à estratégia de disseminar um recurso fundamental para transformar a educação do Brasil. “A Escola Digital tem um papel muito importante que é de possibilitar o acesso a conteúdos multimídia e também ampliar as fontes de pesquisa de qualidade. Além disso, traz o aprendizado com linguagem adequada ao perfil de cada um e permite o avanço dos estudos em ritmos diferentes”, afirma.
Sedu Digit@l
O Sedu Digit@l tem como objetivo facilitar o acesso de educadores a materiais educativos de base tecnológica, de forma a enriquecer e dinamizar as práticas pedagógicas. Além disso, ferramentas também irão apoiar os estudantes que querem aprofundar seus estudos e familiares preocupados em acompanhar a educação de seus filhos.
Dentre as ações propostas pelo Sedu Digit@l estão: metodologias ativas, plataformas e conteúdos digitais para Reforço Escolar, EJA e Ceeja Digit@l, Pré-Enem Digit@l, Currículo Interativo (banco de objetos de aprendizagem), Plataforma de Cursos (inglês, libras e outros) e Correção de Fluxo.
A proposta é desenvolver cultura/experiência digital integrada ao desenvolvimento e fortalecimento do currículo escolar, por meio de formação e assessoramento, metodologias ativas, estímulo ao engajamento e produção de conhecimento e valorização das produções escolares.
Fonte: SEDU