ESPORTE INTERNACIONAL

Platini tem pena reduzida para quatro anos e renuncia à presidência da Uefa.

Dirigente havia entrado com recurso para análise da punição dada pela Fifa.

Em 09/05/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) anunciou nesta segunda-feira que a pena de Michel Platini foi reduzida de seis para quatro anos. Além do menor tempo de afastamento do futebol, ele também recebeu uma multa mais branda: de 80 mil francos suíços (R$ 288 mil) para 60 mil (R$ 216 mil). 

No dia 29 de abril, o órgão começou a analisar o recurso pedido pelo dirigente francês. Ele foi condenado pela Comissão de Ética da Fifa por ter recebido dois milhões de francos suíços em 2011 da entidade que comanda o futebol mundial, este valor autorizado pelo ex-presidente Joseph Blatter. Seria o pagamento por trabalhos realizados anos anos, segundo acordo feito entre os dois em 1999. 

O TAS reconheceu a validade do contrato verbal que ligava a Fifa e Platini, mas "não está convencido da legitimidade" do pagamento ao francês em 2011 por um trabalho de assessoria a Joseph Blatter, então presidente da Fifa, concluído em 2002.

Logo após a definição da nova pena, os advogados do ex-jogador  anunciaram que ele irá se demitir da presidência da Uefa, entidade que comandava deste 2007.

- Michel Platini anuncia que vai demitir-se da presidência da UEFA no próximo congresso do organismo - informa o comunicado do grupo de advogados do francês.

Fonte: GE