CIDADANIA
PM-ES realizará o 4º Ciclo do Programa Crack, é Possível Vencer
Uma iniciativa da parceria entre o Governo do Estado, Governo Federal e municípios.
Em 26/09/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Polícia Militar, através da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária (DDHPC), iniciará na próxima segunda-feira (28) o 4º Ciclo de Cursos do “Programa Crack, é Possível Vencer”. A iniciativa é resultado da parceria entre o Governo do Estado, Governo Federal e municípios da Grande Vitória.
Lançado em dezembro de 2011, o programa abrange ações conjuntas para enfrentar o crack e outras drogas e tem o objetivo de aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários de drogas, além de enfrentar o tráfico e as organizações criminosas, bem como ampliar as atividades de prevenção.
O programa atua em três eixos: Prevenção, Cuidado e Autoridade. Na Prevenção, o investimento será em educação, informação e capacitação para lidar com o problema social. No eixo Cuidado, a oferta em tratamentos de saúde. Já Autoridade, cabe à atuação das esferas federal, estadual e municipal no enfrentamento ao tráfico, organizações criminosas, adequação da legislação e, principalmente, a aplicação do policiamento comunitário na área de cena de uso, entre outras ações.
Na quarta versão serão capacitados policiais militares e guardas municipais de Vila Velha que terão a missão de trabalhar nas cenas de uso escolhidas em conjunto com Policia e Poder Público Municipal. Profissionais das redes de segurança pública, saúde e assistência social estarão juntos e integrados na missão de unir forças contra o crack neste primeiro momento na capacitação e em seguida na execução.
O 4º Ciclo de Cursos faz parte do eixo Prevenção, que inclui as seguintes capacitações:
- Curso Nacional de Multiplicadores de Polícia Comunitária.
- TEPAC (Tópicos Especiais em Polícia e Ações Comunitárias) – Redes de Atenção e Cuidado ao usuário.
- TEPAC (Tópicos Especiais em Polícia e Ações Comunitárias) – Abordagem Policial a Pessoas em Situação de Risco.
O diretor adjunto de Direitos Humanos e Polícia Interativa da Polícia Militar, tenente coronel Jailson Miranda, ressalta a importância do programa. “Assim como ocorreu com sucesso em Vitória, os gestores e operadores de segurança pública de Vila Velha, depois de capacitados, potencializarão ações integradas de prevenção, dentro da filosofia de policiamento comunitário interativo, permitindo cada vez mais uma melhoria nas relações entre polícia e comunidade, construindo melhores condições de vida à população das regiões alvo do Programa Crack, é Possível Vencer”, finaliza.
O chefe de Mobilização Comunitária da DDHPC, Major Sandro Roberto Campos, salienta que os policiais e guardas de Vila Velha serão habilitados a atuarem nas cenas de uso, locais de consumo de crack e outras drogas, em parceria com Secretarias Estaduais e Municipais como Saúde, Educação e Assistência Social, promovendo ambientes propícios à boa convivência da comunidade.
Serviço:
2º Ciclo de Cursos do Programa Crack, é Possível Vencer.
Data: 28 de setembro (segunda-feira)
Horário: 08 horas
Local: Centro educacional UP de Vila Velha.
Fonte: Secom/ES