SAÚDE
PMC intensifica ações contra Dengue com visitas domiciliares
Cariacica intensifica ações contra a Dengue com visitas domiciliares em Morada de Santa Fé
Em 25/11/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Na ação desta sexta-feira (22), as equipes de agentes de endemias realizaram uma ação de prevenção e orientação dos moradores do bairro.
As equipes de agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica (Semus) circularam pelo bairro Morada de Santa Fé para realizar mais um cronograma de visitas domiciliares de combate a criadouros do mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya. Até o momento, foram realizadas 80.852 visitas às residências em todas as regiões da cidade.
>> Câncer infantil muda rotina de pais e crianças em busca da cura
Na ação desta sexta-feira (22), as equipes de agentes de endemias realizaram uma ação de prevenção e orientação dos moradores do bairro. Desta forma, eles adentraram domicílios, a fim de localizarem focos do mosquito e aplicação de larvicida, além de fazerem abordagens aos cidadãos entregando folderes educativos.
A moradora Elmira Alves, 88 anos, aprovou a ação e acha importante a presença dos agentes de endemias na casa.
"Eu deixo tudo arrumadinho. Minhas filhas vêm, limpam, não deixam nada fora do lugar. Temos até o panfleto da prefeitura pregado na parede para não esquecermos das orientações, conta.
Já o morador José Carlos Pavesi, 62 anos, acha importante o trabalho feito nas residências.
"É excelente, principalmente agora nesse período de dengue. A gente sabe que o mosquito procura lugares que tenham água parada, principalmente se for água limpa, que é ali que ele vai procriar. O inimigo pode estar morando na sua casa e você não saber", diz.
A supervisora do Controle da Dengue da Semus, Ronilda Borel, destaca que:
"Durante esse período os moradores devem observar com atenção os ralos, de preferência cobri-los, e também as caixas d’água, além de vasilhas espalhadas nos quintais e, principalmente, atender os nossos agentes nas visitas domiciliares".
O coordenador de vigilância epidemiológica da Semus, Paulo Ceornachini, pontua que o trabalho do agente de saúde é de fundamental importância, e os moradores precisam recebê-los e acompanhá-los, além de fazer um check-list das ações de prevenção.
"Cada morador poderia tirar uns 10 minutinhos durante a semana para fazer um check-list para verificar onde tem acúmulo de água e eliminar resíduos e qualquer foco de mosquitos", finaliza. (Semco/PMC)
Leia também:
> Câncer infantil muda rotina de pais e crianças em busca da cura
> Anvisa atualiza composição de vacinas contra covid-19
> Dia D de Combate à Dengue será neste sábado (23) em Vitória
> Linhares promove Dia D de Multivacinação neste sábado (23)
> Coleta de plasma bate recorde em dez meses de 2024
> Dia Nacional de Combate à Dengue: uma luta de todos
> Dia D da Campanha de Multivacinação acontece em Cachoeiro
> Dia D da campanha de multivacinação acontece sábado (23)
> Anchieta intensifica ações de mobilização contra dengue
> Telemedicina: 80 vagas são abertas diariamente às 15 horas
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET