TEMAS GERAIS
PMCI: Ações conscientizam sobre combate à violência sexual
Cachoeiro realiza ações de conscientização sobre combate à violência sexual contra crianças
Em 17/05/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Por meio do serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), o Creas oferece assistência psicossocial gratuita a vítimas de violência sexual infantil.
Nesta quinta-feira (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura de Cachoeiro realizará ações de conscientização sobre o tema, coordenadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).
Pela manhã, a partir das 9h30, equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), junto com representantes da Apae de Cachoeiro, do Projeto “Villagindo Para Ser Feliz” e da Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Direitos Humanos (Semcit), distribuirão panfletos educativos e repassarão orientações a quem passar pela Praça Jerônimo Monteiro, no Centro.
À noite, a partir das 18h30, com apoio do Conselho Tutelar, a ação ocorrerá em locais estratégicos, como postos de gasolina, bares e hotéis.
Os folhetos que serão distribuídos contêm informações sobre a campanha Maio Laranja, de prevenção da violência sexual infantil, e as formas de combater e denunciar esse crime.
“Esse é um dos movimentos mais importantes do ano. Cuidar das nossas crianças e adolescentes é um dever de todos. Não podemos nos calar diante de qualquer situação que possa feri-los, em nenhum nível”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Social de Cachoeiro, Márcia Bezerra.
Outras ações do Maio Laranja
A campanha Maio Laranja conta com outras atividades, em Cachoeiro. Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e o Creas estão promovendo ações educativas para os públicos que atendem. Dinâmicas em grupo, rodas de conversa e palestras fazem parte da programação, que segue até o fim deste mês.
Atendimento para vítimas
Por meio do serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), o Creas oferece assistência psicossocial gratuita a vítimas de violência sexual infantil. O trabalho é realizado por equipe multidisciplinar, formada por psicólogos, assistentes sociais e pedagogos, e também se estende a familiares.
O Creas fica na rua 25 de Março, no Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas no local e pelos telefones 3155-5303 e 3155-5873.
Denuncie
Casos de abuso sexual de crianças e adolescentes podem ser denunciados, por qualquer pessoa, por meio do canal Disque 100, que funciona todos os dias da semana, 24h, inclusive sábados, domingos e feriados. A ligação é gratuita.
Além disso, também é possível fazer a denúncia por outras vias: pela Polícia Militar, pelo número 190; Polícia Rodoviária Federal, pelo 191, ou diretamente nas delegacias do município. O sigilo é garantido e as ligações podem ser feitas por aparelhos fixos ou móveis.
Outro órgão que pode ser acionado é o Conselho Tutelar. Em Cachoeiro, são dois:
Conselho Tutelar Regional 1
Endereço: Rua Mathias de Souza, nº 40 a 48, Santo Antônio. CEP: 29300-640
Tel: (28) 3526-8751 (28) 3526-8725 / Plantão: (28) 98814-3507
E-mail: conselhoregional1@cachoeiro.es.gov.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h
Conselho Tutelar Regional 2
Endereço: Rua Vinte e Cinco de Março, nº 162, Centro. CEP: 29300-100
Tel: (28) 3155-5284 / (28) 3155-5002 / Plantão: (28) 98814-3515
E-mail: conselhoregional2@cachoeiro.es.gov.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h. (Secom/PMCI)
Leia também:
> Petroleiros aprovam medida que barateia os combustíveis
> PMVV: mães ganham dia de beleza e cuidados com a saúde
> Detran|ES promove ação para sensibilizar motociclistas
> Petrobras cria gerência de diversidade, equidade e inclusão
> Doenças causam 62% das mortes nas prisões brasileiras
> Motoristas de aplicativos, fazem greve em todo o país
> Culpa da BHP sobre tragédia de Mariana será julgada em 2024
> Obras do Parque Costeiro serão iniciadas no mês de Junho
> Alfredo Chaves recebe Operação Nacional Caminhos Seguros
> Excesso de informação leva funcionários a deixar de inovar
TAGS: CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM | AÇÕES | COMBATE | VIOLÊNCIA SEXUAL | CRIANÇAS