POLICIA
PMCI: Guarda Mirim inicia atividades no distrito de Coutinho
A Guarda Mirim abriu as atividades no distrito de Coutinho, em Cachoeiro de Itapemirim.
Em 19/03/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Os pais de crianças e adolescentes de 09 a 16 anos interessados, podem procurar Deuziana, que é presidente da associação de moradores do distrito.
Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram
A Guarda Mirim de Cachoeiro abriu as atividades no distrito de Coutinho. A solenidade que marcou o início do projeto aconteceu na segunda (17), na Quadra Poliesportiva de Coutinho. O evento contou com a participação das 40 crianças e adolescentes inscritos.
>> Cidade segura: Cariacica completa 15 dias sem homicídios
Para os que ainda não se inscreveram, há possibilidade de participar. É preciso manifestar o desejo até o fim do mês de março. Os pais de crianças e adolescentes de 09 a 16 anos interessados, podem procurar Deuziana, que é presidente da associação de moradores do distrito. Ela tem as fichas de inscrição, que devem ser preenchidas.
Também é importante levar a declaração da escola informando que o candidato está devidamente matriculado, cópia da Certidão de Nascimento, cópia do comprovante de residência, além do RG e do CPF do responsável.
Os guardas mirins participarão de oficinas diversas nas áreas de civismo, desporto e arte, incluindo Ordem Unida, Futsal, Teatro, Dança, Música e atividades de recreação. Todas têm como objetivo o acompanhamento e a oferta de atividades lúdicas e pedagógicas, prevenindo a violência e incentivando uma cultura de paz.
“Eu acho que essa iniciativa vai melhorar muito o aprendizado das crianças, em casa e na escola, e também o comportamento”, conta a comandante mirim do projeto, Emily Fraga.
O secretário municipal de Segurança, Clayton Siqueira, também enfatizou a importância da iniciativa.
“É maravilhosa. Temos a Guarda Municipal envolvida com a comunidade. Nele, as crianças aprendem mais sobre civilidade, educação moral e cívica, e é uma forma de incentivarmos as crianças a se tornarem cidadãos conscientes e cumpridores dos seus deveres”, disse.
Projeto acontece também na sede
A iniciativa, aberta em Coutinho, também acontece na sede do município com sucesso. Segundo a inspetora Edinete Mendes, responsável pelo projeto, crianças e adolescentes participantes têm sido acompanhado com fortalecimento de valores éticos e morais.
“Fortalecemos noções de cidadania. Promovemos palestras de conscientização sobre temas importantes como segurança, bullying e direitos e deveres, tanto dentro quanto fora das escolas. Desde sua criação, em 2014, mais de 5 mil alunos passaram pelo projeto”, contou. (Secom/PMCI)
Leia também:
> Cidade segura: Cariacica completa 15 dias sem homicídios
> Guarda de Vitória realiza compra de equipamentos importados
> Viana registra uma queda nos índices de criminalidade
> Vitória tem queda de 44% em casos de assassinato em 2025
> Carnaval 2025: Serra encerra festa sem acidentes fatais
> Guarda de Viana realiza operação para fiscalizar motocicletas
> ES teve Carnaval mais seguro na folia e nas estradas em 2025
> Guarda Municipal recupera duas motos com restrição
> ES encerra fevereiro com menor patamar de homicídios
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET