CIDADE

PMV autoriza obras em imóvel próprio para instalação do Cras

Prefeitura de Vitória autoriza obras em imóvel próprio para instalação do Cras Jucutuquara

Em 27/11/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Marcos Salles/PMV

O Cras Jucutuquara atende os bairros de Jucutuquara, Romão, Forte São João, Cruzamento e Fradinhos e hoje funciona em um prédio alugado com dois pavimentos com acesso somente por escada, o que inviabiliza a acessibilidade de idosos ou pessoas com deficiência

A Prefeitura de Vitória assinou, neste sábado (25), a ordem de serviço para início da obra de reforma de imóvel próprio para instalação do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) de Jucutuquara. A obra foi contratada por R$ 2.310.440,93 com prazo de execução de 360 dias.

O Cras Jucutuquara atende os bairros de Jucutuquara, Romão, Forte São João, Cruzamento e Fradinhos e hoje funciona em um prédio alugado com dois pavimentos com acesso somente por escada, o que inviabiliza a acessibilidade de idosos ou pessoas com deficiência, além de possuir salas e banheiros sem acessibilidade.

>> Arnaldinho Borgo sanciona a LOA 2024 com mais de 2 bilhões

Estiveram presentes na cerimônia o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini; o secretário municipal de Obras, Gustavo Perin; a secretária municipal de Assistência Social, Cintya Schulz; profissionais da Secretaria de Obras e da Secretaria de Assistência Social, além de lideranças comunitárias do bairro Jucutuquara e de bairros vizinhos e lideranças do município.

Em seu discurso, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, enfatizou a relevância do papel desempenhado pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) na vida das pessoas:

"Ninguém procura Cras porque quer. As pessoas não vão lá apenas para bater-papo ou ficar à toa. Elas vão porque precisam, porque estão enfrentando momentos de dificuldade". 

Pazolini ressaltou que é justamente em momentos como esse em que o poder público deve se fazer presente para oferecer apoio:

"É nesse momento que a prefeitura precisa estender o braço, acolher e cuidar dessas pessoas, permitindo que elas possam retomar o rumo de suas vidas. Esse é um momento que faz uma diferença imensa na vida das pessoas", disse o prefeito.

Em um emocionado discurso, a secretária municipal de Assistência Social, Cintya Schulz, ressaltou o compromisso e o cuidado da gestão com o Sistema Único de Assistência Social (Suas):

"Quero cumprimentar com muito carinho o nosso prefeito, Lorenzo Pazolini, que demonstra um afeto especial pelo Suas e pela Assistência Social. Quero também ressaltar que o Perin, meu colega secretário, e sua equipe, eles não realizam apenas obras, eles realizam sonhos. E isso aqui é o sonho de muitas pessoas. Daqui a um ano, esta obra será entregue para essa comunidade, que anseia por isso desde a abertura do Cras, que nunca teve sede própria. Esta casa está sob posse da Prefeitura desde 2 de janeiro de 2008, sem uso social. Agora, finalmente terá um propósito."

Destacando a importância do Suas para quem dele necessita, a secretária enfatizou a necessidade de espaços adequados e de cuidadores atentos:

"O Suas é para as pessoas que dele precisarem. Esperamos que ninguém precise, mas quando precisarem, é ao Suas que elas vão recorrer. É fundamental termos espaços decentes para acolher e pessoas para cuidar umas das outras", complementou a gestora.

O secretário municipal de Obras, Gustavo Perin, ressaltou os avanços na assistência social, enfatizando o compromisso com a igualdade e a dignidade para todos os cidadãos:

"Estamos promovendo uma revolução na assistência social. Este é o quarto Cras que vamos entregar para a população. Este novo equipamento substituirá uma estrutura localizada aqui perto com condições precárias de acessibilidade. Estamos desenvolvendo um complexo dedicado à assistência social, um compromisso claro de nossa administração em garantir mais igualdade para todas as regiões da cidade".

O secretário também mencionou o resgate de um prédio histórico, assegurando a preservação de suas características arquitetônicas enquanto se busca o conforto da população:

"Estamos empenhados em resgatar este equipamento, um prédio histórico, preservando suas características e incorporando o que há de melhor para garantir o conforto à população."

Como será o novo Cras

O novo Cras funcionará na Avenida Vitória, nº 1.419, no bairro Cruzamento, no complexo da Fábrica de Ideias, em edificação já existente e atualmente desocupada. A área total construída é de 725 m² em dois pavimentos.

No primeiro pavimento funcionarão a recepção; quatro salas de atendimento; coordenação; apoio administrativo; almoxarifado e auditório. No segundo pavimento, sala de equipe técnica, refeitório; brinquedoteca; sala de reuniões e atendimentos.

O estacionamento compartilhado contará com 44 vagas de veículos internos (sendo 01 reservada para pessoas com mobilidade reduzida e 03 para idosos), 16 vagas para motos, 27 para bicicletas, 03 vagas para carga e descarga (utilitário), 01 vaga para carga e descarga de veículos de grande porte.

A empresa foi contratada por licitação pública nacional com recursos originários de empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Programa de Requalificação Urbana e Segurança Cidadã de Vitória. (Secom/PMV)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Arnaldinho Borgo sanciona a LOA 2024 com mais de 2 bilhões
Prefeitura de Vila Velha realiza pesquisa sobre direitos humanos
Linhares entrega obras do Ceim Chapeuzinho Vermelho
Procon de Guarapari dá dicas de compras na Black Friday
Procon de Cariacica fará ação durante o dia da Black Friday
Natal da Serra terá árvores gigantes, luzes e vila do papai noel
Chuveiros da orla de Vitória recebem manutenção contínua
Domingos Martins amplia sua frota de novos veículos
Cariacica adota medidas para prevenir o desperdício de água
Renegocia Vila Velha garante acordos para pagar dívidas
Investimento de mais de R$270 mil renova escola de Vitória

TAGS:
VITÓRIA | OBRAS | IMÓVEL | CRAS | REFORMA