MEIO AMBIENTE
PMV e Baleia Jubarte firmam acordo para ações de educação
Vitória e Instituto Baleia Jubarte firmam um acordo para ações de educação ambiental.
Em 15/06/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Na oportunidade, será inaugurada a escultura "O Salto", uma grande baleia e que representa a riqueza do movimento migratório das jubartes nos mares capixabas, além de dar como aberta a temporada de baleias neste ano de 2023.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) e o Instituto Baleia Jubarte assinam, na tarde desta sexta-feira (16), um convênio de cooperação técnica visando ampliar as atividades de educação ambiental. A solenidade está marcada para às 15h30, na sede do Instituto Baleia Jubarte (IBJ), localizado na Praça do Papa, na Enseada do Suá.
Na oportunidade, será inaugurada a escultura "O Salto", uma grande baleia e que representa a riqueza do movimento migratório das jubartes nos mares capixabas, além de dar como aberta a temporada de baleias neste ano de 2023. As iniciativas integram a programação de atividades preparadas para as comemorações do Mês do Meio Ambiente (junho).
"Essa é uma importante parceira, que possibilitará atividades de educação ambiental, de capacitação, acompanhamento e promoção, visando desenvolver a observação de baleias jubarte em nossa capital, bem como ser uma ferramenta de cooperação e de desenvolvimento sustentável", apontou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.
Parceria
Pelo acordo de cooperação técnica, serão implementadas atividades de educação ambiental entre as duas instituições, visando principalmente a orientação, a instrução e a observação de baleias, todas gratuitas, de estudantes da rede municipal de ensino, dos profissionais da educação pública municipal.
A parceria também inclui a participação de moradores da comunidade de Jesus de Nazareth, assim como da equipe técnica da Semmam para a proteção ao meio ambiente marinho, sua biodiversidade e habitats na cidade de Vitória. Ainda faz parte do projeto a execução das atividades de educação ambiental no Espaço Galeria Memorial da Paz.
A vigência do acordo de cooperação terá duração de 10 anos, contados a partir de sua publicação, podendo o mesmo ser prorrogado por conveniência técnica ou administrativa, mediante a celebração de Termo Aditivo. (Secom/PMV)
Leia também:
> Desmatamento no Brasil cresceu 22% no ano passado
> Força-tarefa destrói dez garimpos ilegais na Amazônia
> Uruguai investe US$ 4 bilhões para produzir hidrogênio verde
> Desmatamento na Amazônia cai 31% no governo Lula
> Plantio de mudas marca o Dia Mundial do Meio Ambiente
> Estudantes de Vitória aprendem sobre sustentabilidade
> Parque Botânico terá atividades na Semana do Meio Ambiente
> Brasil amplia uso de energias eólica e solar e reduz índice fósseis
> PMVV: Inspetoria Ambiental resgata gambá em residência
> Vale culpa a pandemia no atraso das obras para reduzir poluição
TAGS: VITÓRIA | BALEIA JUBARTE | AÇÕES | EDUCAÇÃO AMBIENTAL | ACORDO