EDUCAÇÃO
PMV: Tablets facilitam avaliação institucional da rede de ensino
Seme realiza, anualmente, junto as 103 unidades de ensino, a avaliação institucional da rede
Em 01/12/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Segundo os próprios estudantes, a proposta da equipe escolar de descomplicar o acesso e tornar o processo mais dinâmico foi atingido, sendo bem avaliado pelas turmas.
A Secretaria Municipal de Educação (Seme) realiza, anualmente, junto as 103 unidades de ensino municipais da capital, a avaliação institucional da rede. O processo constitui um elemento da gestão democrática que demarca um movimento de participação coletiva, com o propósito de possibilitar o aprimoramento dos processos educativos e da qualidade na educação pública no município.
Pensando em tornar o processo mais dinâmico e atrativo para estudantes e familiares, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Marechal Mascarenhas de Moraes, que fica em Maria Ortiz, criou uma estratégia para facilitar a participação da comunidade escolar no processo, utilizando os tablets com internet.
Os estudantes puderam acessar a avaliação institucional por meio de um formulário disponibilizado na plataforma Google Sala de Aula, além de ter a possibilidade de utilizar o dispositivo na função leitor de QR Code para acessar um código também disponibilizado pela equipe escolar, que levava até os formulários após a leitura do código.
Segundo os próprios estudantes, a proposta da equipe escolar de descomplicar o acesso e tornar o processo mais dinâmico foi atingido, sendo bem avaliado pelas turmas.
"Foi muito interessante fazer pelo tablet. Fazendo pelo celular as letras ficavam muito pequenas, o que dificultava a leitura. Com os tablets, a visualização ficou melhor, com letras maiores e a navegação também é mais rápida", disse o estudante Lohan Costa, do 7º ano.
"Tentei algumas vezes fazer pelo celular, mas tive muitas dificuldades, ficava dando erro toda hora e estava difícil para ler. Pelo tablet o processo ficou muito mais fácil, não travou e nem deu erro e, além disso, a escrita ficou bem mais visível", ressaltou Nathy Helem, da mesma turma.
Otimizando processos
"Nós buscamos facilitar a participação de todos na avaliação institucional, processo que é de suma importância para contribuir com a melhoria da educação na nossa rede de ensino. É uma data destinada ao diálogo, debate e sistematização dos dados coletados", explicou a coordenadora de turno Rosemary Christina, que conduziu a iniciativa junto ao professor de Informática Educativa, Fabricio Correa.
Avaliação Institucional
A avaliação é realizada nas 54 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef), sendo 20 delas com turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), e nos 49 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei). O maior objetivo é oportunizar momentos de discussão e participação coletiva com a comunidade escolar, fomentando por meio desse processo avaliativo possibilidades para consolidar uma educação pública democrática e de qualidade.
Dentre outras análises, essa avaliação subsidia a elaboração do plano de ação de cada unidade de ensino. Esse processo é realizado anualmente e propõe uma espécie de "Dia D Escolar", em que todos os membros daquela comunidade escolar são convidados a avaliar o trabalho e as atividades desenvolvidas nas escolas da rede.
O que é avaliado
A avaliação institucional contempla diferentes aspectos da ação educativa com a análise das seguintes dimensões:
- Gestão Democrática;
- Currículo, práticas pedagógicas, avaliações e interações;
- Condições de Acesso e Permanência;
- Espaço Físico, Mobiliário, Equipamentos e Materiais;
- Formação e Condições de trabalho das/os professores/as e profissionais da Educação.
Resultados
A avaliação institucional das unidades de ensino da rede municipal é um processo cíclico que integra o calendário anual da educação e permite acompanhar o desenvolvimento da política pedagógica da cidade de Vitória.
Os dados quantitativos e qualitativos são inseridos no Sistema de Gestão Escolar (SGE) para subsidiar a elaboração do plano de ação de cada unidade de ensino e ainda para que a equipe de avaliação possa reunir os dados da rede com vistas à definição e priorização de políticas públicas. (Secom/PMV)
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