EDUCAÇÃO

PMVV: 14 escolas participam da premiação do programa TJC

Escolas de Vila Velha participam da premiação do programa Trabalho, Justiça e Cidadania

Em 26/09/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Assessoria/PMVV

Todas as 14 escolas presentes apresentaram os trabalhos desenvolvidos antes da premiação e foram avaliados pelo júri.

Na última sexta-feira (23), mais de 300 alunos representando 14 escolas municipais de Ensino Fundamental, participaram do encerramento do Programa Trabalho Justiça e Cidadania 2022 (TJC). A cerimônia aconteceu no Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (ES), em Vitória. 

A grande escola campeã da edição de 2022 do TJC foi a UMEF Aylton de Almeida, que desenvolveu um “rap” com encenação sobre o tema racismo. Em segundo lugar, ficou a UMEF Deputado Paulo Sérgio Borges, que apresentou um esquete com o título “Diga não ao assédio no trabalho” e em terceiro ficou a UMEF Ofélia Escolar, que fez uma fotonovela e apresentação teatral de uma releitura de audiência no TRT.

Todas as 14 escolas presentes apresentaram os trabalhos desenvolvidos antes da premiação e foram avaliados pelo júri. Os temas em geral foram relacionados ao direito do trabalho, direitos humanos, assédio sexual, trabalho infantil e demais assuntos relacionados ao exercício da cidadania, mostrando na prática as aprendizagens conquistadas sobre os direitos e deveres básicos do cidadão.

As apresentações dos alunos poderiam ser feitas por meio de vídeos, teatros, textos, desenhos, música, poesia, esquetes e artes em geral. Para a coordenadora do programa na Secretaria Municipal de Educação, Juliana Coutinho, o TJC agrega conhecimento e aprendizagem dos alunos e em todos os profissionais envolvidos, além de melhorar o desempenho dos estudantes em diversas áreas. 

“São 6 meses de estudo e planejamento e vimos muito empenho e dedicação de todos que abraçaram o programa e fizeram valer cada momento. É lindo ver que nossos alunos estão aprendendo tanto com os projetos parceiros de nossa gerência. Já recebi relatos de diretores que observaram grande melhoria dos alunos em relação à disciplina, educação e respeito dentro das escolas”, compartilhou. (Semcom/PMVV)

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