EDUCAÇÃO
PMVV conquista melhor nota no Ideb da Região Metropolitana
O resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de 2021 saiu na última sexta
Em 21/09/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Com a pontuação de 5,8 nos Anos Iniciais e 4,9 nos Anos Finais, o município atingiu a média de 5,3, que é superior a média que as outras cidades da Grande Vitória atingiram.
O resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021 saiu na última sexta-feira (17) e Vila Velha tem muito que comemorar. A cidade conquistou a maior média dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano) e Anos Finais (6º ao 9º ano) comparados aos outros seis municípios da Grande Vitória.
Com a pontuação de 5,8 nos Anos Iniciais e 4,9 nos Anos Finais, o município atingiu a média de 5,3, que é superior a média que as outras cidades da Grande Vitória atingiram. Em comparação ao último Ideb divulgado em 2019, Vila Velha manteve a nota nos Anos Iniciais com 5,8 e aumentou nos Anos Finais, saindo de 4,7 para 4,9.
O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo disse que o protagonismo da educação da cidade sobre a Grande Vitória é resultado da decisão acertada da gestão em investir em tecnologia, capacitação, qualidade de ensino, reformas estruturantes em todas as escolas e a continuidade das atividades escolares mesmo com a imposição de restrições feita pela pandemia.
"Resultados que comprovam nossa decisão corajosa e acertada em investir no aluno, no auge da pandemia, quando criamos o Bolsa Aluno e incentivamos os estudos. Maior programa sócioeducacional da história de Vila Velha e nos coloca como protagonistas no ensino público da Grande Vitória. Comprova que dá pra fazer diferente e com muita dedicação da nossa gestão, de nossa equipe técnica, da comunidade escolar, cumprimos nosso papel de cuidar de nossas crianças, jovens e adultos que buscam conhecimento. Só através da educação vamos transformar a atual realidade de conflitos entre jovens e falta de esperança. Não é discurso político, são ações que estão sendo comprovadas em número. Tenho orgulho de fazer de Vila Velha a melhor nota do Ideb da Região Metropolitana e a inda termos escolas na lista das dez melhores do Estado", comemorou o prefeito.
O secretário Municipal de Educação, Rodrigo Simões disse que Vila Velha tem tem metas ainda maiores a serem alcançadas ainda este ano.
“Avaliamos esse resultado positivamente porque conseguimos melhorar nosso Ideb mesmo com a defasagem educacional que ocorreu em todo o país devido a pandemia. Nossa cidade tem capacidade ainda maior e com todos os investimentos que já realizamos e temos a certeza que o próximo resultado será ainda melhor”, comentou.
E tem mais um motivo para comemorar: a escola com a melhor nota nos Anos Inicias da Grande Vitória é de Vila Velha. A UMEF Antônio Debarcellos, localizada em Santa Mônica, alcançou a nota de 7,2. Outras escolas que ficaram bem posicionadas foram a UMEF Edson Tavares, que alcançou a nota 7 e a UMEF Zaluar Dias e UMEF Zdmea Camargo, com 6,8.
A diretora Adailma Calanzans, da UMEF Antônio Debarcellos, comemorou o resultado e disse que é consequência do trabalho em equipe da escola.
"Todos aqui estão se sentindo muito orgulhosos pelo primeiro lugar no Ideb em Vila Velha e na Região Metropolitana. Isso traduz o nosso esforço coletivo na busca de soluções simples e eficazes que despertaram nos alunos suas potencialidades, motivando-os a buscarem o conhecimento", contou. (Semcom/PMVV)
Leia também:
> Escolas de Cariacica contarão em breve com aulas de robótica
> Alunos da rede municipal da Serra recebem óculos de grau
> Educação de João Neiva é nota 6,5 no Ideb nas séries iniciais
> Cachoeiro: Combate à evasão escolar é reforçado na cidade
> Educação básica de Cariacica mantém índices positivos
> Líder da Agência Germanics ministra palestra em Vitória
> 50 Crianças da Serra escrevem livros Contos do Amanhã
> Serra abre inscrições para curso de formação de Guarda-Vidas
> Linhares: Escola finaliza projeto de leitura com apresentações
> Programa Futuras Cientistas abre inscrições nesta segunda
TAGS: VILA VELHA | NOTA | IDEB | REGIÃO METROPOLITANA | EDUCAÇÃO