SAÚDE
PMVV: Enfrentamento da hanseníase é tema de capacitação
Enfrentamento da hanseníase é tema de capacitação para profissionais da saúde da cidade
Em 08/09/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Doença infecciosa, contagiosa e de evolução crônica, a hanseníase é causada pela bactéria Mycobacterium leprae, e pode ocasionar lesões neurais, podendo acarretar danos irreversíveis, inclusive exclusão social, caso o diagnóstico seja tardio ou o tratamento inadequado.
A hanseníase é um grande problema de saúde pública no país e o enfrentamento à doença será tema de uma capacitação que a Secretaria de Saúde de Vila Velha promove, no auditório do Cemas, dia 12 de setembro, voltada para médicos, enfermeiros e demais profissionais da Atenção Básica à Saúde.
A dermatologista e hansenóloga Simone Pereira, do Programa Municipal de Controle de Hanseníase, vai conduzir a capacitação, e vai abordar temas como diagnóstico, tratamento, avaliação dos contatos e profilaxia com BCG, teste rápido, enfrentamento ao estigma e discriminação.
>> Programa oferece serviços de saúde a moradores de rua
Doença infecciosa, contagiosa e de evolução crônica, a hanseníase é causada pela bactéria Mycobacterium leprae, e pode ocasionar lesões neurais, podendo acarretar danos irreversíveis, inclusive exclusão social, caso o diagnóstico seja tardio ou o tratamento inadequado. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que o Brasil ocupa o segundo lugar entre os países com maior número de casos de hanseníase no mundo.
Manchas ou área da pele com alteração da sensibilidade térmica (ao calor e frio) e sensação de formigamento ou fisgadas, principalmente nas mãos e pés, são alguns dos sintomas da hanseníase. Em Vila Velha, as Unidade de Saúde da Prainha e de Paul são referências no tratamento da doença no município. (Semcom/PMVV)
Leia também:
> Programa oferece serviços de saúde a moradores de rua
> Viana garante atendimento pediátrico em todas as US
> Sábado vai ter vacinação sem agendamento em Vila Velha
> Campanha de multivacinação continua nas US de Linhares
> Levantamento indica aumento de coberturas vacinais em 2022
> Programação do setembro amarelo continua na Serra
> Serra: Ministério da Saúde lança campanha de multivacinação
> Serra abre agendamento para vacinação nesta segunda (4)
> Vitória utiliza plantas medicinais para promover saúde
> Quase 99% dos ultraprocessados têm ingredientes nocivos
> "Campanha Setembro Verde": importância da doação de órgãos
TAGS: VILA VELHA | ENFRENTAMENTO | CAPACITAÇÃO | PROFISSIONAIS | HANSENÍASE