TEMAS GERAIS

PMVV inicia oficinas para plano de gestão do Projeto Orla

Projeto tem objetivo viabilizar o ordenamento e utilização sustentável dos espaços da orla.

Em 20/07/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Adessandro Reis/PMVV

O fato do município ter sido selecionado dentre tantas outros demonstra o comprometimento da gestão do prefeito Arnaldinho Borgo com o atendimento às demandas e necessidades da cidade.

Vila Velha iniciou as oficinas públicas para elaborar o Diagnóstico Participativo, uma das etapas do Projeto Orla, realizado em parceria com a Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Ministério do Turismo, Ministério do Desenvolvimento Regional, Ministério da Economia, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, além de órgãos ambientais, empresariais e outros setores da sociedade civil organizada. A primeira oficina teve início nesta segunda-feira (18), no auditório da Faculdade Novo Milênio e terá continuidade até a próxima sexta-feira (22), das 9:00h até as 17:30h.

O Projeto Orla é um programa que tem como objetivo viabilizar o ordenamento e a utilização sustentável dos espaços da orla costeira. O programa se concretiza com a elaboração do Plano de Gestão Integrada da Orla (PGI) e no compartilhamento da gestão dos espaços de domínio da União. 

Vale destacar que Vila Velha é uma das nove cidades do Brasil selecionadas para participar do Projeto Brasil é a Nossa Praia, no qual o Ministério do Turismo, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, inseriu o turismo como um dos objetivos do plano de gestão a ser elaborado.

O fato do município ter sido selecionado dentre tantas outros demonstra o comprometimento da gestão do prefeito Arnaldinho Borgo com o atendimento às demandas e necessidades da cidade.

Através do PGI, busca-se garantir o acesso às praias e aos bens de uso comum da população, bem como o ordenamento do uso e da ocupação do solo, por meio de planejamento e gestão participativa, que culminará com a definição de ações e estratégias para a gestão urbana.

Foram sete horas de duração no primeiro dia da oficina, onde foi apresentado um panorama do atual cenário da orla canela-verde, bem como limitações geográficas, diretrizes de uso do solo e do gerenciamento costeiro já existentes. Porém, foram apresentadas ainda as potencialidades para o desenvolvimento do litoral de Vila Velha. Eduardo Brandão, professor da Universidade Federal do Pará, que integra a equipe do Projeto Orla, comentou que ao final das oficinas e da audiência pública, todo o trabalho será transformado em programa de governo.

“Esse é um programa de interesse do estado brasileiro, que transcende interesses específicos de governos. Então o que está sendo construído aqui é um legado para o futuro. O plano trata dos interesses de toda zona costeira do país, do povo brasileiro e por isso parabenizo a atual gestão por dar continuidade a esse programa com diálogo amplo”, comentou o professor. 

A segunda oficina acontecerá entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro, na Faculdade Novo Milênio. A secretária Adriana Peixoto, de Desenvolvimento Urbano de Vila Velha, contou que o processo de escuta e construção coletiva permitirá a gestão completa dos 32km de orla, onde o município vencerá a burocracia de décadas e poderá assumir de fato a gestão da orla:

“Estamos aproveitando esse momento de projeção nacional, onde Vila Velha figura entre as cidades referência e modelo desse novo conceito de gestão compartilhada, para construir esse plano que dará voz a todos os segmentos. Quem ganha é a cidade, com mais competitividade, ordem, disciplina e uma gestão sustentável, ambientalmente e economicamente”, enfatizou a secretária. 

Após as duas oficinas será realizada uma audiência pública, onde o documento final do Plano de Gestão Integrado será apresentado. 

Visitas

Durante toda a terça-feira (19), as equipes que atuam na construção do Plano de Gestão Integrado percorreram praias e o sítio histórico da Prainha, realizando um diagnóstico do cenário atual de cada trecho de orla da cidade. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Serra: Assistência Judiciária tem aumento nos atendimentos
Teresópolis recebe o título de Capital Nacional do Lúpulo
Vila Velha tem nota máxima em Capacidade de Pagamento
INOVES: Viana é o município com mais projetos selecionados
Linhares: Obras de infraestrutura avançam no polo industrial
PMV promove curso de Direitos Humanos para servidores
Vitória: Mais 125 famílias recebem escrituras em São José
Prefeitura de Vila Velha interdita avenida para obras
Obras na ciclovia da Av. Rio Branco iniciam nesta terça (19)
Rua Roberto Campos é entregue à comunidade de Olaria

TAGS:
VILA VELHA | PROJETO ORLA | BRASIL | ORLA | SUSTENTÁVEL