MEIO AMBIENTE

PMVV inicia plantio de 50 mil árvores em áreas de preservação

Vila Velha deu início, em novembro, a um um amplo trabalho para aumentar a arborização.

Em 02/12/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Assessoria/Divulgação/Prefeitura de Vila Velha

As ações estão estruturadas em duas frentes principais: o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), que já está em execução, e o Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU), que está em fase de elaboração.

O município deu início, em novembro, a um um amplo trabalho para aumentar a arborização da cidade. Na semana passada, o plantio ganhou ritmo no Parque Natural Municipal de Jacarenema, onde cerca de 2 mil mudas nativas foram plantadas. A iniciativa integra um planejamento contínuo que, até 2030, também contemplará o Parque da Manteigueira e o Monumento Natural Morro do Penedo, com a meta total de 50 mil árvores plantadas.
 
As ações estão estruturadas em duas frentes principais: o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), que já está em execução, e o Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU), que está em fase de elaboração. Juntos, eles orientarão o plantio em ruas, praças e áreas naturais, contribuindo para reduzir ilhas de calor, ampliar a cobertura vegetal e melhorar o conforto térmico da cidade.
 
O PRAD concentra investimentos de R$ 2,25 milhões para recuperar aproximadamente 26 hectares de áreas naturais, o equivalente a 26 campos de futebol. Antes do plantio, as equipes realizam a remoção de espécies invasoras e a limpeza de pontos degradados por queimadas, desmatamento ou descarte irregular. Já o PDAU, previsto para ser concluído em fevereiro de 2026, definirá as espécies adequadas para cada bairro e criará diretrizes de manutenção e monitoramento.
 
A expansão da arborização também vai priorizar bairros mais afetados por ilhas de calor, onde o excesso de concreto intensifica as altas temperaturas. Além disso, o município oferecerá orientação aos moradores sobre quais espécies são mais adequadas para o plantio em calçadas – responsabilidade dos proprietários – garantindo segurança para pedestres, ciclistas e evitando danos ao piso.
 
A Secretária Municipal de Meio Ambiente, Isabela Igreja, destaca que o projeto segue diretrizes nacionais e conta com estudos elaborados com apoio de universidades.

“Identificamos déficits de arborização em várias regiões e estamos iniciando o plantio pelas áreas naturais. Esse processo seguirá até 2030 e integra os programas Vila Velha 500 Anos e Vila Velha Descarbonizada, afirma. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Estudo aponta irregularidade nos processos de mineração
Professor defende que Brasil dê exemplo com Mapa do Caminho
Lavoura e árvores reduzem impacto de mudança climática
Feira Verde fortalece ações ambientais e de desenvolvimento
Viana realiza recuperação ambiental na área da Alinutre
Prefeitura abre novo ecoponto para descarte de pneus 

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET