CIDADE

PMVV: nova drenagem visa garantir escoamento de água

Nova drenagem visa garantir escoamento de água em Nova Itaparica, em Vila Velha.

Em 02/05/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Assessoria/Divulgação/Prefeitura de Vila Velha

O objetivo é promover o alteamento da rua nos pontos onde se formam bacias de retenção, restabelecendo o perfil adequado para o escoamento.


Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram

A Prefeitura de Vila Velha realiza serviços de manutenção e reparo no sistema de drenagem no bairro Nova Itaparica, com o objetivo de garantir o escoamento adequado da água da chuva e reduzir os pontos de retenção identificados pela equipe de obras. A principal intervenção ocorre na rua Lourenço Salles, que, por estar em um ponto mais baixo que as vias vizinhas, sofre com o acúmulo de água após chuvas.

>> Prefeitura de São Mateus trabalha para melhorar a cidade

Segundo a secretária de Obras, Menara Cavalcante, os trabalhos abrangem drenagem e pavimentação da via no trecho entre as ruas Sérgio Cardoso e Dr. Ceciliano Abel de Almeida. O objetivo é promover o alteamento da rua nos pontos onde se formam bacias de retenção, restabelecendo o perfil adequado para o escoamento.
 
A intervenção inclui a instalação de manilhas de concreto de 400 milímetros de diâmetro, dimensionadas para melhorar a capacidade de escoamento da rede pluvial. Também estão sendo realizados serviços de recuperação de trechos da galeria, substituição de ramais danificados e desobstrução de bocas de lobo.

“Estamos realizando intervenções para dar o caminho às águas. A drenagem urbana conduz a água da chuva por meio de galerias subterrâneas até córregos, canais ou rios. Quando esse percurso é interrompido, o sistema entra em colapso”, explica Menara.

Apesar das melhorias, vale ressaltar que o funcionamento pleno da drenagem da rua Lourenço Salles depende da conclusão da obra no Canal Guaranhuns, realizada pelo governo do Estado. Atualmente, parte do canal está represada devido à construção em concreto, o que impede que a galeria funcione com sua capacidade normal.

“Hoje, a galeria trabalha de forma afogada, porque não há vazão suficiente para o canal. Isso será resolvido quando a obra estadual for finalizada”, destaca a equipe técnica da secretaria.

Os moradores podem solicitar intervenções semelhantes por meio da Ouvidoria Municipal, pelo telefone 162. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Prefeitura de São Mateus trabalha para melhorar a cidade
Secretaria de Serviços realiza manutenções em Cariacica
Serra entrega revitalização do Centro de Assistência Social
Procon dá dicas para não cair em golpes nas compras online
Linhares patrola mais de 1 mil quilômetros de estradas rurais
Pista de skate da Praça dos Namorados é entregue revitalizada

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET