SAÚDE

PMVV: Saúde capacita para prevenção e tratamento da sífilis

Equipes que atuam nas Unidades de Saúde de Vila Velha estão recebendo treinamentos.

Em 29/10/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Assessoria/PMVV

Entre os conteúdos abordados no treinamento estão fluxos, protocolos e manejo clínico de sífilis, e também o procedimento durante consulta de pré-natal de grávidas identificadas com a doença.


Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram

Equipes multiprofissionais que atuam nas Unidades de Saúde de Vila Velha estão recebendo treinamentos sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da sífilis, infecção sexualmente transmissível causada por uma bactéria. A ação é alusiva ao Outubro Verde, mês do combate à sífilis congênita, que é transmitida de mãe para filho em qualquer fase da gestação ou no momento do parto.

>> Centro do Idoso de Anchieta está com diversas atividades

Entre os conteúdos abordados no treinamento estão fluxos, protocolos e manejo clínico de sífilis, e também o procedimento durante consulta de pré-natal de grávidas identificadas com a doença. A capacitação é uma é uma iniciativa da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde e do Departamento de Programas Especiais da Prefeitura de Vila Velha.
 
No decorrer do mês, o Centro de Referência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (CR IST/ CTA) vem promovendo ações  educativas de conscientização sobre sífilis junto aos munícipes que aguardam atendimento no Centro de Atendimento Médico Especializado (Cemas), levando informações sobre a doença, a importância da prevenção, tratamento e também sobre como fazer o teste rápido.
 
Casos em Vila Velha
 

Dados da Vigilância Epidemiológica apontam que, no ano de 2023, foram detectados 1.141 casos de sífilis, sendo 279 em gestantes e 81 casos em crianças menores de 1 ano, transmitida pela mãe. Em 2024 já foram diagnosticados 87 casos de sífilis congênita na cidade.
 
O uso do preservativo é a principal forma de prevenção.  O teste rápido para diagnóstico da doença e de outras infecções sexualmente transmissíveis, como HIV e hepatites B e C, está disponível no Centro de Testagem e Acolhimento (CTA), localizado no bairro Olaria e nas Unidades de Saúde, com atendimento sigiloso. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Centro do Idoso de Anchieta está com diversas atividades
Unidade de Saúde de Vitória entrega kits para gestantes
Fiocruz aponta sinais de queda em alta recente da covid-19
Vitória amplia em 40% oferta de atendimentos odontológicos 
Cariacica abre mais de 13 mil vagas para consultas médicas
> ​Sábado (26) tem vacinação sem agendamento em Vila Velha
ES amplia mamografia a mulheres a partir dos 40 anos
Saúde de Anchieta confirma 60 casos de febre do Oropouche
Unimed Vitória realiza evento para conscientizar sobre o AVC

TAGS:
VILA VELHA | SAÚDE | CAPACITA | TRATAMENTO | SÍFILIS