POLICIA
Polícia divulga dicas de segurança para compras online durante Black Friday
Considerado um fenômeno de vendas, o Black Friday também pode trazer prejuízos ao consumidor .
Em 28/11/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Considerado um fenômeno de vendas, o Black Friday também pode trazer prejuízos ao consumidor que não estiver atento. Para evitar isso, a Polícia Civil faz um alerta aos consumidores sobre os riscos de fraudes e dá dicas de como realizar compras seguras pela internet durante o evento que acontecerá nesta sexta-feira (28), em todo território brasileiro.
O delegado adjunto da Delegacia de Repressão a Crimes Eletrônicos (DRCE), André Luís Ribeiro da Costa, é taxativo ao orientar os consumidores a fugirem de propostas demasiadamente sedutoras. “Nesses casos é melhor o cidadão nem iniciar a negociação, pois por meio da troca de e-mails o vendedor pode enviar um anexo com uma proposta e, dessa forma, instalar algum vírus capaz de gravar os dados bancários do cidadão e assim provocar algum tipo de lesão ao consumidor posteriormente”, destacou.
Outra dica que ele dá para evitar que os consumidores caiam em ciladas online e comprem em sites falsos é conferir se o site é confiável. Para isso ele recomenda que o cidadão acesse o endereço oficial do Black Friday para consultar as empresas parceiras ou que o consumidor verifique na lista divulgada pelo Procon quais sites não são confiáveis para compras.
Ele também ressalta que além dos cuidados normais do dia a dia, como antivírus, antispywares e softwares de navegação e do sistema atualizados, o consumidor deve desconfiar de e-mails que fazem referência a essa promoção, sempre se informando pelo telefone oficial da empresa que enviou o e-mail sobre a participação da mesma e a oferta do produto.
O titular da DRCE também alerta para sites que servem de mediadores entre o comprador e o cliente, muito comum no mundo virtual e com um vasto histórico de fraudes e reclamações. “Outro cuidado muito importante é no caso de pagamento do produto por meio de boletos bancários, quando o comprador tem que verificar se o beneficiário é a empresa ou o vendedor que oferecem o devido produto”, acrescentou o delegado.
Quem se sentir lesado ou vítima de crimes virtuais deve procurar a sede da DRCE, localizada na Chefatura da Polícia Civil, na Avenida Nossa Senhora da Penha, no bairro Santa Luiza, em Vitória.
O que é Black Friday?
Esta é a quinta edição do Black Friday Brasil. Esta sexta-feira (28) será um dia inteiro de descontos em compras de empresas físicas e eletrônicas e funciona como um modelo de vendas com redução de preços.
Criado nos Estados Unidos, o evento sempre acontece no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças e celebra o início de compras para o Natal.
http://www.blackfriday.com.br.
Serviço:
Delegacia de Repressão aos Crimes Eletrônicos
Av. Nossa Senhora da Penha, 2290, Santa Luiza, Vitória- ES CEP 29045-402
(27) 3137 2607 (27) 3324 4462