POLICIA
Polícia Federal cumpre busca e apreensão na casa de Bolsonaro
A operação “Venire” busca esclarecer a atuação de associação criminosa na prática de crimes.
Em 03/05/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Em comunicado sobre a operação que não menciona os nomes dos suspeitos, a Polícia Federal informou que estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva em Brasília e no Rio de Janeiro.
BRASÍLIA – A Polícia Federal cumpre nesta quarta-feira (03) mandado de busca e apreensão na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro em Brasília no âmbito de operação para investigar inserção de dados falsos de vacinação nos sistemas da Saúde, de acordo com fonte. De acordo com a fonte, na mesma operação foram presos o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, e o segurança do ex-presidente Max Guilherme.
Em comunicado sobre a operação que não menciona os nomes dos suspeitos, a PF informou que estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva em Brasília e no Rio de Janeiro, além de análise do material apreendido durante as buscas e realização de depoimentos de pessoas que detenham informações a respeito dos fatos.
A operação “Venire” busca esclarecer a atuação de associação criminosa constituída para a prática dos crimes de inserção de dados falsos de vacinação contra a Covid-19 nos sistemas SI-PNI e RNDS do Ministério da Saúde.
As inserções falsas ocorreram, segundo a PF, entre novembro de 2021 e dezembro de 2022, e provocaram “alteração da verdade” sobre a condição de imunizado contra a Covid-19 dos beneficiários.
“Com isso, tais pessoas puderam emitir os respectivos certificados de vacinação e utilizá-los para burlar as restrições sanitárias vigentes imposta pelos poderes públicos (Brasil e Estados Unidos) destinadas a impedir a propagação de doença contagiosa, no caso, a pandemia de Covid-19”, explicou a PF.
Os fatos investigados configuram em tese os crimes de infração de medida sanitária preventiva, associação criminosa, inserção de dados falsos em sistemas de informação e corrupção de menores, explicou a Polícia Federal. (Por Lisandra Paraguassu - Da REUTERS - https://istoe.com.br/author/reuters/)
Leia também:
> Influencer é presa por suspeita de incitar ataques em escolas
> Ex-pastor condenado a 146 anos de prisão por duplo homicídio
> Três suspeitos de estupro eram colegas de escola da vítima
> PF realiza operação contra fraudes do Fies em 20 faculdades
> Polícia Rodoviária Federal inicia a Operação Semana Santa
> Segurança nas escolas: Serra reforça patrulhamento
> Polícia Federal realiza buscas contra o nazismo em Guarapari
> Vitória tem redução de 56% do número de mortes no trânsito
> Olho Vivo flagra falsa ameaça de crime em escola da Serra
> Frota da Guarda de Vitória recebe o reforço de 18 veículos
> Vila Velha registra queda em relação a crimes patrimoniais
TAGS: PRISÃO | OPERAÇÃO | POLÍCIA FEDERAL | BRASÍLIA | RIO DE JANEIRO | VENIRE