POLICIA
Polícia Federal deflagra terceira fase da Operação Lesa Pátria
Objetivo da operação é identificar pessoas que participaram ou financiaram atos golpistas
Em 27/01/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em resposta às ações de golpistas que “promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos” no Palácio do Planalto, no Congresso Nacional e no STF.
A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (27) a terceira fase da Operação Lesa Pátria, que tem como objetivo identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os atos golpistas praticados no dia 8 de janeiro que resultaram na invasão e no vandalismo das sedes dos Três Poderes, em Brasília.
Segundo os investigadores, 11 mandados de prisão preventiva e 27 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos no Rio de Janeiro (nove de busca e apreensão e um de prisão), Minas Gerais (quatro de busca e apreensão e dois de prisão), Paraná (um de busca e apreensão e um de prisão), Santa Catarina (um de busca e apreensão e um de prisão), Espírito Santo (oito de busca e apreensão e quatro de prisão) e Distrito Federal (quatro de busca e apreensão e dois de prisão).
Golpistas
Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em resposta às ações de golpistas que “promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos” no Palácio do Planalto, no Congresso Nacional e no STF.
De acordo com a Polícia Federal, “os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”.
Investigações permanentes
A Operação Lesa Pátria passou a ser “permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas”, informou a PF.
Acrescentou que abriu um canal de denúncias para identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os atos golpistas. As denúncias podem ser enviadas para o e-mail denuncia8janeiro@pf.gov.br. (Por Pedro Peduzi/Agência Brasil)
Leia também:
> PF prende 73 por suspeita de crimes sexuais contra crianças
> PF desarticula esquema de fraude no financiamento de veículos
> Marataízes: Procon realiza pesquisa dos materiais escolares
> Coleta Vix: campanha de conscientização tem início em Vitória
> Procon de Vila Velha dá dicas aos consumidores para o verão
> Procon de Cachoeiro alerta para as práticas abusivas no verão
> Jabaeté terá novas unidades de saúde e de ensino infantil
> Beto Vieira e Ricardo Ferraço visitam o Hospital São Camilo
> Prefeitura de Vitória implanta sinalização no acesso à 3ª Ponte
> Todas as praias de Guarapari estão próprias para banho
> Ibiraçu: Iluminação pública eficaz gera economia de 45%
> Aracruz renova frota de veículos para atender demandas
TAGS: POLÍCIA FEDERAL | ATOS GOLPISTAS | OPERAÇÃO | INVASÃO | INVESTIGAÇÃO