MOTOR

Polo, Civic Type R e Corolla GR são os próximos hatches no Brasil

Compactos chegam ainda este ano enquanto os aguardados esportivos ficam para 2023.

Em 18/07/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: João Kleber Amaral

 As novidades prometem dar uma mexida no segmento, principalmente com a nova linha do Volkswagen Polo e o inédito Citroën C3.

Alguns degraus acima estarão carros esperados pelos brasileiros e nunca importados pelas fabricantes. Finalmente a Honda vai trazer o Civic Type R e a Toyota surpreendentemente vai vender o esportivo Corolla preparado pela divisão esportiva Gazoo Racing, para rivalizar justamente com o compatriota. Veja a lista completa!

Volkswagen Polo Track | Lançamento: Janeiro/2023

O novo carro de entrada da Volkswagen deve chegar apenas no início de 2023. O Polo Track será o substituto do Gol, que finalmente irá “pendurar as chuteiras” no final deste ano. Sua produção está confirmada para Taubaté (SP) e o modelo utilizará a mesma estrutura do Polo atual, ou seja, a plataforma MQB A0.

Imagens do carro não foram reveladas, mas espera-se algo similar ao Polo atual, com para-choque redesenhado, e talvez um novo grafismo das lanternas e dos faróis. O interior também deve ser simples, com a manutenção dos plásticos duros no acabamento, painel de instrumentos analógico e conectividade limitada (nada de Volkswagen Play).

O conjunto mecânico, do mesmo modo, será limitado. Já que o novo Polo terá motor 170 TSI nas versões de entrada, o Track deve herdar o 1.0 MPI e transmissão manual de cinco marchas.

Novo VW Polo | Lançamento: 2º semestre/2022

Depois de um primeiro semestre sem lançamentos relevantes, a Volkswagen vai renovar carros importantes em seu portfólio já no segundo semestre deste ano. O primeiro deles será o Polo. O hatch ganhará as mesmas atualizações visuais do modelo europeu, com destaque para a grade frontal com friso de LED ao melhor estilo Taos. Autoesporte, inclusive, já testou o hatch.

Os motores 1.0 turbo (128 cv) e 1.4 turbo (150 cv) serão mantidos, assim como o câmbio automático, mas deverão ganhar a companhia do 1.0 turbo de 105 cv — do finado Up TSI — com câmbio manual nas versões de entrada. E o 1.0 flex aspirado deve ser exclusivo do Polo Track.

Citroën C3 | Lançamento: Agosto/2022

Um dos primeiros carros desta lista a chegar nas concessionárias será o Citroën C3, que deve surgir no próximo mês de agosto e será um carro totalmente novo em relação à geração anterior, fora de linha há pouco mais de um ano. Produzido na mesma plataforma que o Peugeot 208, o C3 terá visual semelhante ao do C4 Cactus, com faróis divididos, airbumps nas laterais e pintura bicolor.

O carro terá 3,98 metros de comprimento e 2,54 m de entre-eixos. As dimensões, inclusive, se assemelham com as do Hyundai HB20 (3,94 m e 2,53 m) e com as do Fiat Argo (3,99 m e 2,52 m). O porta-malas do novo C3 terá capacidade de 315 litros. Isso significa um aumento de 10 litros em relação ao modelo anterior. Em comparação com a concorrência, será segundo maior da categoria e ficará atrás somente do Renault Sandero, que oferece 320 litros.

Por dentro, central multimídia com tela de 10” e conectividade para Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Serão duas opções de motor: 1.0 três cilindros de 75 cv e 1.6 quatro cilindros de 118 cv. O câmbio poderá ser manual de cinco marchas ou automático de seis. Segundo fontes, apesar da carroceria mais alta para dar um aspecto de SUV, o C3 será posicionado abaixo do C4 e do Fiat Pulse. Dessa forma, os preços deverão ficar na mesma faixa do Fiat Argo.

Honda Civic Type | Lançamento: 2023

hot hatch da Honda finalmente será importado oficialmente para o Brasil. A versão mais poderosa do sedã sempre foi especulada, mas na hora ‘H” e no dia “D” quem acabava pintando por aqui era a Si, que é temperada, mas não apimentada.

O Type R da 11ª geração do Civic ainda não foi revelado oficialmente. A expectativa é que o modelo utilize uma evolução do atual bloco 2.0 turbo que gera 320 cv de potência e 40,7 kgfm de torque. A transmissão, para deleite dos aficionados por uma condução purista, continuará sendo manual de seis marchas. A revelação mundial acontece no próximo dia 20.

Toyota Corolla Gazoo Racing | Lançamento: 2023

A Toyota vai finalmente trazer um produto preparado pela Gazoo Racing. A marca que já vende Corolla, Corolla Cross e Hilux com um pouquinho da pimenta divisão esportiva, agora vai importar a variante hatch e nervosa do Corolla, com mais de 300 cv.

O Corolla GR é um hatch esportivo com visual agressivo e um motor três cilindros 1.6 turbo capaz de entregar 304 cv de potência e 37,7 kgfm de torque. Além disso, o carro virá com tração integral e transmissão manual de seis marchas.

O hatch pesa 1.474 kg, pouco mais de 80 kg extras em relação ao sedã. Para ficar mais leve que a versão convencional, o modelo recebeu peças de alumínio, como capô e painéis das portas. O GR é montado em uma versão reforçada da plataforma TNGA-C, com mais pontos de solda - o que aumenta a rigidez da carroceria. (Por Redação Autoesporte)

Leia também:

Anfavea comenta após segundo pior mês de vendas em 2021
Chips: Renault deve produzir 300 mil veículos a menos em 2021
Reuso: Reciclar e consertar, os desafios do setor automotivo
Citroën terá 1 carro novo por ano na América do Sul até 2024
Com a crise da pandemia, Nissan e Toyota param atividades
Renault acumulou prejuízo histórico de € 8 bilhões em 2020
Renault diz que vai focar em carros de maior valor para o Brasil
Vendas de veículos somam 2,06 milhões e caem 26,2% em 2020
Peugeot e Fiat criam grupo para enfrentar o mercado

TAGS:
MOTOR | LANÇAMENTO | BRASIL | HATCHES | TECNOLOGIA