CIDADE
Ponte da Passagem vai ter área para barcos, cafés e food trucks.
Projeto é da Prefeitura de Vitória.
Em 04/05/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A área existente sob a Ponte da Passagem, em Vitória, deve se transformar em local de entretenimento, com espaços para cafés e food trucks, marina e local de guarda de barcos para passeio, contrariando o desejo da Federação Espírito-Santense de Ciclismo, que deseja no local uma pista de bicicross.
Segundo a secretária de Desenvolvimento da Cidade, Lenise Loureiro, os projetos propostos pela prefeitura são os desejados pela comunidade.
Privada
As atividades devem ser exploradas por empresas privadas, sob o regime de concessão, com os vencedores oferecendo contrapartidas ao município. “Já estamos conversando com uma empresa de São Paulo”, diz a secretária.
“No lado de Jardim da Penha, teremos uma guardaria de barcos, como funciona na Praça dos Desejos. Já no outro lado, perto da Reta da Penha e de Andorinhas, pretendemos criar espaço de entretenimento, com serviços como cafés, lanchonetes e food trucks”, adiantou Lenise.
Segundo a secretária, a implantação de um polo de entretenimento nos espaços sob a ponte – que liga a Ilha de Vitória ao continente –, deve inibir o uso do local para práticas ilícitas. Há queixas sobre a ocupação do espaço por usuários de drogas.
Competições
Mas ciclistas de Vitória querem que a área sob da Ponte da Passagem seja transformada em pista de bicicross, para atletas profissionais e amadores fazerem treinos e disputarem competições.
Segundo o presidente da Federação Espirito Santense de Ciclismo, Sandro Oliveira, a promessa do prefeito de Vitória, Luciano Rezende, era inaugurar o local até o início do Carnaval de 2014.
“Fizemos o projeto e o apresentamos à prefeitura, sem custo para o município, e o valor da execução da obra seria pequeno. Basicamente, com uso de terra que pode ser fornecida pela própria prefeitura. Com ajuda e orientação técnica, até os atletas fariam a pista”, diz ele.
“Temos atletas de todas as idades, muito talentosos, que têm disputado campeonatos fora do Estado e não têm lugar adequado para treinar”, argumenta Oliveira.
Ele diz que a implantação da pista é uma maneira de evitar que o local seja frequentado por usuários de drogas, criminosos e moradores de rua. E destaca que a pista de bicicross é perfeitamente compatível com outros projetos da prefeitura.
Pista de bicicross será no Parque Zé da Bola
A secretária de Desenvolvimento da Cidade de Vitória, Lenise Loureiro, afirmou que a prefeitura realmente se interessou pelo projeto da pista de bicicross embaixo da Ponte da Passagem.
Porém, segundo ela, quando a ideia foi apresentada em assembleia à comunidade da região, os moradores não aprovaram a proposta. “Eles tinham outra ideia para aquela região”, explica.
Diante disso, a prefeitura decidiu transferir a pista para o futuro parque Zé da Bola, no final da Praia de Camburi. “Lá, a comunidade local aprovou a construção da pista”, explicou a secretária.
Segundo ela, hoje deve ser apresentado à comunidade o projeto do parque, incluindo a pista. A partir daí, o projeto deve começar a andar. “A federação terá uma pista e poderemos começar o parque por ela”, diz.
Fonte: G1-Espírito Santo