TEMAS GERAIS
Pontes e árvores abrigam "cadeados do amor" pelo mundo.
Paris retirou cadeados da famosa Pont des Arts por risco à estrutura.
Em 02/06/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Centenas de milhares de "cadeados do amor" estão sendo retirados nesta segunda-feira (1°) da famosa Pont des Arts, de Paris. A medida foi tomada porque o peso dos objetos românticos colocou em risco a estrutura da ponte do século 19.
A ponte parisiense é um dos cenários mais famosos para deixar esse tipo de cadeado -- segundo a tradição, o casal deve trancá-lo e jogar a chave fora. Mas há outros destinos do mundo onde casais deixam cadeados como símbolo de seu amor. Veja alguns deles.
Seul (Coreia do Sul)
No terraço do N Seul Tower, um espaço cultural localizado na montanha que é o ponto mais alto da cidade, há cadeados do amor até nas árvores.
A mania dos apaixonados começou quando os protagonistas de um programa de TV colocaram dois cadeados na varanda da torre como símbolo de seu amor. Hoje, dezenas de milhares de cadeados do amor podem ser encontrados por toda parte no ambiente.
Roma (Itália)
Inspirados pelo bestseller “Sou Louco por Você”, do escritor Federico Moccia, milhares de casais italianos e turistas imitaram os protagonistas do romance e colocaram cadeados do amor na Ponte Milvio, na capital italiana.
Assim como em Paris, recentemente a prefeitura romana removeu os cadeados da ponte, por razões de segurança.
Varsóvia (Polônia)
Se em Paris os cadeados ameaçam a estrutura de uma ponte antiga, na cidade polonesa uma ponte foi construída em 2012 especialmente para que os casais pudessem colocar seus cadeados lá. A ponte fica no distrito de Wilanow.
Moscou (Rússia)
No centro da capital russa, esculturas em forma de árvore na ponte Luzhkov e na margem do rio Moscou estão abarrotadas de cadeados do amor.
As árvores de metal foram colocadas lá em 2007, justamente para que casais possam deixar um registro de seu amor no local, em vez de colocar os cadeados na estrutura da ponte, como em outras cidades.
Praga (República Tcheca)
Com suas torres e estátuas barrocas, a Ponte Carlos (Karlův), é um dos lugares onde casais deixam cadeados na capital tcheca. Construída em 1357, a ponte é uma das mais antigas na Europa Central.
Fonte: G1