CIDADE

Pontos de WiFi instalados pela Prefeitura em Vitória(ES) são testados.

Ao todo existem 76 pontos de WiFi livre por toda a cidade.

Em 29/08/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Acessar a internet no meio da rua em Vitória, você já conseguiu? Muita gente diz que sim, mas muita gente também diz que não, e por isso alguns pontos de WiFi da cidade, que foram instalados pela Prefeitura em 2014,  foram testados.

Ao todo existem 76 pontos espalhados na cidade onde o morador pode acessar de graça a internet, todos são sinalizados com placas. Cada ponto tem o alcance de 250 a 500 metros, e é resultado de um investimento de mais de R$1,2 milhão. A lista com todos eles pode ser encontrado no site da Prefeitura de Vitória.

A administradora Michele Goldner, que sempre caminha pela Orla de Camburi, praia da capital, é uma das pessoas que ainda não conseguiu acessar a internet num desses pontos. Ela disse que sempre tenta, mas até hoje não teve sucesso na ação. “Nem entrou, ele fica travando. Fica procurando e não acha”, disse Michele.

Para o subsecretário de Tecnologia da Informação municipal, Márcio Passos, uma das razões para alguns usuários não conseguirem acessar a wifi são os diferente sistemas operacionais dos celulares, que pode dificultar o processo.

“Há uma diversidade muito grande de sistemas operacionais androides, em alguns casos as pessoas tem a diversidade de conexão por não saber executá-la corretamente. O primeiro passo no iOS, ele sobe um portal que você dá o ok, a parti dali você já está conectado. No android você precisa abrir um navegador e aí vai para o site da prefeitura e automaticamente já está conectado”, explicou Passos.

Em outro ponto da cidade, este na pracinha de Itararé, bairro da cidade, o mestre de obra, Reinaldo Alves, e o filho dele Lázaro Nascimento, também não conseguiram o acesso à rede. Eles ficaram chateados com a situação. “Ele está tentando a uns quinze minutos, e até agora não conseguiu não”, contou Alves.

De acordo com a Prefeitura a rede recebe mais de 240 mil acessos por mês. E umas das causas seria da internet não ser o número de pessoas que utiliza o mesmo ponto ao mesmo tempo. Todos eles possuem placas de aviso aos usuários. De acordo com a Prefeitura até o fim do ano, outros 24 pontos devem ser instaladas.

O serviço não é conhecido por todos os cidadãos de Vitória. No Parque Pedra da Cebola, que é um dos pontos de wifi da cidade, o empresário David Campos disse que não sabia que o serviço existia. Mas conseguiu acessar a internet local sem dificuldades.

“Foi bacana. Diferente de alguns WiFis que a gente recebe gratuitamente, mas fica rodando e a gente não consegue. Aqui foi bem legal, bem rápido”, falou Campos.

Outro que também não conhecia o wifi da Prefeitura era o garçom David Xavier. Ao tentar acessar, na Praça do Papa, e conseguiu, e aprovou o serviço. “Foi rápido e funcionou tranquilo. Já estou por dentro das novidades no What's App”, disse rindo Xavier.

Fonte: G1-ES