CIDADANIA

População pode se inscrever para voluntariado no Vitória do Bem

O programa de solidariedade foi lançado pelo prefeito Luciano Rezende.

Em 30/08/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: André Sobral

O auditório Zemar Moreira Lima, na sede da Prefeitura de Vitória, ficou lotado na noite desta quarta-feira (29) para o lançamento da Rede de Voluntariado “Vitória do Bem”. Muita gente interessada em conhecer e participar desse programa que é um grande passo para uma intensa mobilização em torno da solidariedade em Vitória.

A Rede de Voluntariado é a oportunidade de unir o desejo que muitos têm de fazer algo útil para quem precisa de ajuda. É a forma de direcionar a solidariedade para o lugar certo. Moradores da Capital e de outros municípios também pode aderir ao programa. 

“Existe um potencial de construção de um mundo melhor em muitas pessoas e às vezes elas não tem como serem melhor direcionadas para uma ação junto ao poder público. A rede de voluntariado resolve isso. E todos podem participar, qualquer ajuda vai ser aproveitada. Várias cidades do mundo e algumas no Brasil já fazem esse trabalho e nós usamos como referência o exemplo de Florianópolis.”, enfatiza o prefeito Luciano Rezende.

Exemplo de Florianópolis

E para falar sobre esse trabalho realizado no sul do país, chamado Rede Somar Floripa, é que a arquiteta e primeira-dama de Florianópolis (SC), Cíntia de Queiroz Loureiro, veio ao Espírito Santo. Ela é idealizadora e coordenadora do programa que inspirou o “Vitória do Bem”.

A Rede Somar Floripa tem mais de 40 entidades e mil voluntários cadastrados. Cíntia explicou porque é importante ter uma plataforma como essa dentro de um órgão público.

“A Prefeitura tem toda uma estrutura técnica, experiência, pessoas capacitadas que podem treinar os voluntários, mostrar como é que se ajuda. Pode dar condições para os voluntários e credibilidade. E mais, ao doar e ajudar você vai ter segurança de que é uma entidade séria, porque o setor responsável no órgão público vai dar esse aval,” destacou.

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, também fez questão de participar do lançamento da Rede "Vitória do Bem" e ressaltou a importância que o programa realizado em Florianópolis tem para a cidade.

"A experiência do Somar Floripa, que foi criado há pouco menos de 1 ano, já traz resultados positivos. E o Prefeito Luciano foi muito ágil em buscar essa idéia e deixar ainda melhor. Pessoas que querem doar podem encontrar quem precisa. Entidades que querem doar, podem buscar entidades que necessitam de mais apoio. Com isso, nós conectamos a população e estimulamos o voluntariado, com uma cidade mais participativa”, disse o prefeito.

Site “Vitória do Bem”

A ferramenta que vai facilitar esse cruzamento de informações sobre quem deseja ser voluntário e as áreas que precisam do trabalho é o Site “Vitória do Bem”.

No portal os interessados vão ver as oportunidades que estão abertas e se cadastrar para trabalhar. Uma comissão vai analisar o pedido e encaminhar ao setor responsável. Um grande passo para unir pessoas de bem.

“Antes, apenas ONGs podiam atuar de forma voluntária na Prefeitura de Vitória. E agora por meio da lei 9.228, nós podemos implementar, desenvolver e incentivar uma ampla rede de voluntariados. Nós temos um povo solidário, uma população que já tem um engajamento natural. E tudo vai ficar mais fácil agora”, ressaltou o secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Vander Borges.

O lançamento

O evento começou com a emocionante apresentação musical de crianças e adolescentes de escolas da capital que participam do projeto Serenata. A turma soltou a voz e deixou o público ainda mais animado.

Os voluntários da Defesa Civil de Vitória, que fazem um trabalho de extrema importância, também estiveram presentes. O coordenador do grupo, Jonathan Jantorno Rocha, ressaltou que a Rede Vitória do Bem vai potencializar as ações que já são feitas.

“Com um grupo de voluntários um pouco maior e com pessoas qualificadas, vamos conseguir ampliar nossa rede de atendimento", afirmou.

No auditório também estavam presentes moradores em situação de rua, que são atendids pelo projeto Escola da Vida e com certeza vão ser beneficiados com o trabalho voluntário por meio da Rede Vitória do Bem.

A secretária de Assistência Social, Iohana Kroehling, lembrou que a idéia de fazer a Lei do Voluntariado para que pessoas físicas também pudessem ajudar, surgiu durante a Mobilização Cidade do Bem, quando vários setores da sociedade foram ouvidos para discutir a questão das pessoas em situação de rua.

“Observamos o quanto as pessoas desejavam participar de atividades que são típicas do serviço público. É o que nós vivemos hoje, essa necessidade de somar, de fazer parcerias. É isso que queremos com o Vitória do Bem”, enfatizou a secretária.

A Rede Vitória do Bem vem para mostrar que qualquer pessoa pode exercer a solidariedade. Com certeza o público ficou encantado e estimulado pelo trabalho da pequena Marina Cunico. Ela subiu ao palco para falar da importância de contar com a Prefeitura para incrementar o trabalho que ela já faz, que é reformar cadernos e montar kits escolares para crianças que não tem condições de comprar o material.

“Agora vou poder recolher mais cadernos e ajudar ainda mais pessoas, estou muito feliz”, finalizou Marina.