NEGÓCIOS

Porto de Tubarão recebe o navio graneleiro Berge Olympus

É viagem inaugural de navio com velas rígidas para transporte de minério de ferro para a China.

Em 22/11/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/VALE

O navio graneleiro Berge Olympus​, equipado com velas rígidas, conhecidas como BARTech WindWings, poupará cerca de 6 toneladas de combustível por dia numa rota média mundial e, no processo, reduzirá as emissões de CO2 em aproximadamente 19,5 toneladas por dia.


Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram e concorra a ingressos para o show de Zé Ramalho no Steffen Eventos

O Porto de Tubarão, em Vitória (ES), recebeu nesta quarta-feira (22) a viagem inaugural do navio Berge Olympus, um graneleiro Newcastlemax adaptado e equipado com quatro velas rígidas. As velas rígidas, conhecidas como BARTech WindWings utilizam energia eólica para reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2. Cada vela instalada tem uma envergadura aerodinâmica de 37,5 metros de altura e 20 metros de largura. O Berge Olympus poupará cerca de 6 toneladas de combustível por dia numa rota média mundial e, no processo, reduzirá as emissões de CO2 em aproximadamente 19,5 toneladas por dia.

O projeto foi desenvolvido pela Berge Bulk, armador contratado pela Vale para o transporte de minério, que está investindo fortemente na incorporação de eficiência de ponta e inovação ambiental no transporte marítimo. A instalação da WindWings faz parte da ambição da Berge Bulk de se tornar neutra em carbono até 2025.

A embarcação atracada no Porto de Tubarão saiu da China no dia 1 de outubro e voltará para o mesmo país. O processo de carregamento leva, em média, 24 horas.

Descarbonização

A Vale está comprometida em apoiar a indústria marítima para atingir as metas de descarbonização da Organização Marítima Internacional (IMO). O programa Ecoshipping, criado pela empresa para apoiar a indústria de navegação a reduzir suas emissões, está realizando estudos abrangentes para receber em seus portos embarcações com diferentes configurações de velas. Aspectos de manobra, amarração e carregamento são avaliados para que toda a operação seja realizada sem interrupções, garantindo o alto desempenho de seus portos.

“Estamos engajados para apoiar os armadores com suas ideias e projetos que visam atingir as metas da IMO de descarbonização da navegação”, diz Michelle Gonzalez, gerente-geral de Afretamento, Contratos de Longo Prazo e Operações da Vale. “O Berge Olympus está atualmente performando um contrato de médio prazo para transporte de minério de ferro para a Vale e estamos muito felizes com a parceria desenvolvida com a Berge Bulk, que facilitou a realização do projeto”, reforça.

O gerente de embarque de minério de ferro do Porto de Tubarão, Allan Ayres, destaca o orgulho de receber a embarcação com velas rígidasa e a importância desta operação.

“Temos orgulho de receber a embarcação com velas rígidas no Porto de Tubarão em sua primeira viagem. Reforça o quanto a frota de navios que transporta minério para a Vale é eficiente e inovadora, ao mesmo tempo que consolida o pioneirismo do Espírito Santo”, afirma. (Por Carl Nascimento/AsImp)

Leia também:

Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram
Cafés do ES vencem 2 categorias do Coffee of the Year 2023
Amor pelo ofício: Transformar a empresa em máquina de resultado
ASES: Café de Negócios abordará o crescimento empresarial
Cristhine Samorini assume a diretoria Financeira da CNI
Suzano anuncia investimento de R$1,17 bilhão no Espírito Santo
Ases elege Fábio Saadi Junger para o biênio 2023/2025
Casa do Empresário mostra a força do associativismo na Serra
Casa do Empresário da Serra será inaugurada no próximo dia 19
Vitória realiza oficinas gratuitas para pequenos negócios
Serra + Cidadã terá 50 vagas para emissão de identidade

TAGS:
PORTO | TUBARÃO | MINÉRIO DE FERRO | VIAGEM | VELAS ! RÍGIDAS