NEGÓCIOS
Portocel ampliou em 22% o volume de cargas gerais em 2021
Aumento na movimentação de cargas gerais sinaliza a tendência na busca de novos negócios.
Em 14/02/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O terminal movimentou um total de 6,7 milhões de toneladas no ano passado; o crescimento das cargas gerais faz parte da estratégia de diversificação do porto.
O Portocel, terminal localizado em Aracruz (ES), finalizou o ano de 2021 com resultados que evidenciam o seu empenho em se fortalecer como um porto multicargas. Especializado na movimentação de produtos florestais, o terminal registrou no ano passado um aumento de 22,3% na movimentação de outras cargas, aí incluídos produtos novos que passou a operar, como ferro gusa e granito.
O aumento na movimentação de cargas gerais sinaliza a tendência do terminal na busca de novos negócios. No ano passado, 235 navios atracaram no porto, movimentando um total de 6,77 milhões de toneladas, contra 6,60 milhões de toneladas registradas no ano anterior, um aumento de 2,6%.
Entre os pontos altos de 2021, destaque para o embarque inédito de ferro gusa, que passou a integrar o grupo de cargas movimentadas pelo porto. Uma nova área de estocagem do material foi inaugurada em agosto e o terminal finalizou o seu primeiro embarque em dezembro, uma carga de 13,5 toneladas. A movimentação do material é realizada em parceria com a Multilift Logística.
Outro marco importante foi o embarque de granito, em parceria com a Triple Line e a Saga Welco, consolidando o terminal como opção logística para que o granito produzido no Espírito Santo ganhe o mercado internacional. O primeiro embarque – 16.500 toneladas – foi realizado no mês de dezembro.
Em maio de 2021, Portocel também firmou contrato com a LD Celulose para exportar toda a produção da fábrica construída no Triângulo Mineiro, entre os municípios de Indianápolis e Araguari (MG). Para atender o novo cliente, a companhia iniciou a obra de extensão e cobertura de parte de seus ramais ferroviários internos. Atualmente Portocel já responde pela exportação de toda a celulose produzida pela Cenibra, Suzano e Veracel. A LD Celulose vai se juntar a esse grupo.
“O ano de 2021 foi bastante positivo para Portocel. Firmamos importantes parcerias que vão expandir nossos serviços e aumentamos nossa produtividade, sempre alinhados a dois importantes pilares: excelência e segurança. Em 2022, queremos investir ainda mais em melhorias para aprimorar o nosso trabalho e atrair diferentes negócios”, afirma o gerente geral de Operações Portuárias de Portocel, Alexandre Billot Mori. (Por Benahia Figueiredo - AsImp)
Leia também:
> Organização Internacional do Café chefiada por brasileira
> ArcelorMittal amplia lucro, receita e Ebitda no 4º tri de 2021
> MPF defende rejeição de compra da Oi por TIM, Claro e Vivo
> SERRA: Inscritos para curso devem apresentar documentos
> Vale inicia obras para eliminar barragem em Itabira (MG)
> Serra realiza workshop gratuito para mulher empreendedora
> Após chuvas, Vale, Samarco e Usiminas retomam operações
> Curso com 500 vagas para quem quer aprender a empreender
> Os empresários não podem se omitir da política, diz Schalka
> Samarco e credores falham em conversas para fechar acordo
TAGS: PORTOCEL | VOLUME | CARGAS | GERAIS | MOVIMENTAÇÃO | TENDÊNCIA