NEGÓCIOS

Portocel sediará reunião do Conselho Diretor da ATP.

Representantes dos principais portos do país participam do encontro.

Em 28/04/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Com a missão de representar os terminais portuários privados, localizados dentro e fora da área de porto organizado, a Associação dos Terminais Portuários Privados (ATP) realizará nesta quarta-feira dia 29, no Terminal Especializado Barra do Riacho – Portocel, em Aracruz (ES), a 11ª Reunião do seu Conselho Diretor. A ATP atua com o objetivo de garantir ambiente favorável ao investimento e à competitividade do setor.

O encontro reunirá diretores dos principais portos do país – Porto de Itapoá, Vale, Transpetro, Portonave, Hermasa Navegação, VLI Logística, Terminal Portuário de Cotegipe, Samarco e Cia. Siderúrgica do Atlântico, além de Portocel, terminal controlado pela Fibria e Cenibra. Serão discutidas ações para garantir a estabilidade do ambiente legal e a segurança jurídica, entre outras finalidades previstas no estatuto da ATP, fundamentais para os atuais e os futuros investimentos do setor.

De acordo com Patrícia Dutra Lascosque, superintendente de Portocel, a visita proporcionará o intercâmbio de conhecimentos e experiências. “Para Portocel, que juntamente com os terminais que nos visitam responde por 70% da movimentação portuária brasileira, é importante receber representantes dos principais terminais privados do Brasil”, diz Patrícia.

A programação inclui um jantar de boas-vindas aos convidados, no dia 28, e na manhã do dia 29 será realizada a reunião. Encerrando as atividades, os convidados visitarão as instalações do porto.

A expectativa do encontro é buscar soluções para alguns temas considerados de fundamental importância para o desenvolvimento de novos projetos, especialmente para a garantia da eficiência operacional das atividades portuárias.

Sobre a ATP – Fundada no dia 24 de outubro de 2013 por um grupo de empresas que atuam no setor como Terminais Portuários Privados, sob o regime de autorização, a Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) conta com uma estrutura organizacional formada por uma Assembleia Geral, Conselho Diretor, Diretoria-executiva e seus braços administrativos. Até o momento, são 19 empresas que, juntas, representam cerca de 70% em tonelagem do comércio exterior brasileiro. A entidade é presidida por Murilo Barbosa, que já foi presidente da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Sobre Portocel – O Terminal Especializado de Barra do Riacho – Portocel dedica-se prioritariamente à movimentação de produtos florestais (celulose e madeira). Referência mundial em excelência operacional no manuseio de celulose, tem movimentado cerca de 6 milhões de toneladas/ano do produto, sendo responsável pelo escoamento de 70% da celulose exportada pelo Brasil. O terminal é uma sociedade entre a Fibria (51%) e a Cenibra (49%).

Fonte: P6 Comunicação