ESPORTE INTERNACIONAL
Povos indígenas do Paraguai buscam fortalecer identidade.
Paraguai participa da primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, em Palmas.
Em 20/10/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A participação do Paraguai nos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas tem como motivação a busca pela integração cultural e resgate da identidade continental. Em Palmas, os povos Ava Guarani, Guarani Occidental, Guarani Nandeva, Enxet Norte e Sul, Ache, Nivacle e Maka estarão reunidos com os irmãos indígenas de diferentes pontos do mundo e de culturas e línguas distintas para celebrar a primeira edição do torneio.
Segundo o líder da delegação, Virgilio Ramón Benitez Caceres, “os jogos são uma conquista social de alta importância e serão parte da marca de uma história relevante para o país e para outros povos indígenas. Será maravilhoso compartilhar essa festa social e desportiva com todos os povos presentes ao evento”, afirmou o líder.
Para Virgilio, do ponto de vista social, é uma vitória com um valor gigantesco ganhar um espaço merecido. “Sinto-me orgulhoso de ser parte do desenvolvimento desportivo indígena de meu país. Todos na delegação têm consciência da importância, valor social e desportivo dos Jogos Mundiais. Todos os integrantes estão orgulhosos de fazer parte desse evento", afirmou.
Respeito
Quanto à contribuição dos jogos para os povos, o líder paraguaio acentuou a necessidade de respeito à identidade cultural. “Queremos ser respeitados em nosso país, fortalecer nossa identidade, e demonstrar que se pode conseguir coisas importantes na área social e desportiva para integração entre distintos povos. Queremos ser incluídos na sociedade e demonstrar nossos talentos culturais, artísticos e desportivos”, enfatizou.
Para Virgilio Ramón, Seria um orgulho indescritível sediar e organizar esse tipo de evento. "Este governo é inclusivo e de oportunidades para todos, creio que as autoridades estariam muito interessadas em poder realizar os Jogos Mundiais no futuro. Nossa delegação estará integrada em cada atividade".
Fonte: Ministério do Esporte