CIDADE
PPP amplia sistema de esgotamento sanitário e gera emprego em Serra.
Desde que assumiu o sistema a Serra Ambiental já implantou quase 60 quilômetros de rede.
Em 18/08/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Parceria Público-Privada (PPP) que repassou à Concessionária de Saneamento Serra Ambiental a operação e ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Serra já alcança números expressivos rumo ao objetivo de universalizar o sistema de esgoto para toda a população do município, gerando emprego e renda.
Desde que assumiu o sistema, em janeiro de 2015, a Serra Ambiental já implantou quase 60 quilômetros de rede em diversos bairros, entre eles Nova Carapina I, Planalto Serrano setores A, B e C, Serramar - Nova Almeida, Colina de Laranjeiras, Taquara I e II e José de Anchieta I, II e III. Além disso, 26 mil novos imóveis foram incorporados ao sistema de esgoto do munícipio, acrescentando mais de nove milhões aos litros coletados e tratados diariamente. Para alcançar estes números expressivos, uma grande equipe de trabalho foi formada gerando mais de 400 empregos diretos, além de manter relacionamento com mais de 300 fornecedores do município.
A Serra Ambiental
A Serra Ambiental utiliza água de reuso durante a manutenção das redes, o que diminui a coleta de água dos mananciais da Serra. Além disso, a empresa iniciou as tratativas para a disponibilização de água de reuso para empresas/indústrias.
O trabalho já executado inclui também a construção de Estações Elevatórias de Esgoto, obras de melhorias nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e operacionalização das ETEs de Serra Sede e Jardim Carapina. Os bairros aonde ainda não existem rede serão contemplados de acordo com o cronograma de obras.
Apesar dos esforços da concessionária para melhorar o acesso ao esgotamento sanitário, mais de 30 mil imóveis que possuem rede de esgoto ainda não se ligaram ao sistema. Periodicamente são realizados encontros com empreendedores, condomínios, órgãos públicos e comunidades para apresentar os benefícios da utilização do sistema e, assim, convencer os clientes da importância de se ligar na rede.
Os extravasamentos
Outro problema são os extravasamentos e, para evitá-los, a Serra Ambiental já realizou mais de 60 reuniões com as comunidades e mais de 30 atividades de Educação Socioambiental, buscando conscientizar a população sobre o uso correto das redes de esgoto. A população pode contactar a Cesan, responsável pelo atendimento ao cliente, por meio do 115 e solicitar reparo, caso identifique problemas nas redes de esgoto de sua região. A ligação é gratuita.
Parceria Público-Privada – Idealizada pelo Governo do Estado e executada pela Cesan em parceria com a Serra Ambiental, a PPP está em vigor desde 2015. A Serra Ambiental foi escolhida por meio de licitação para ampliar, manter e operar o sistema de esgoto do município de Serra por 30 anos.
JCC:Ascom/Serra Ambiental