LAZER

Praça da Ciência tem bate-papo sobre a criação do universo

Praça da Ciência tem bate-papo sobre a criação do universo neste sábado (10) em Vitória.

Em 08/12/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Leonardo Silveira/PMV

A teoria do Big Bang descreve a origem do universo a partir da expansão violenta de uma partícula muito densa e extremamente quente que teve início há 13,8 bilhões de anos, aproximadamente.

Como surgiu o universo? Possivelmente, você já ouviu falar sobre a teoria do Big Bang, ou a grande explosão, que teria dado origem ao universo que conhecemos hoje. Mas será que só a teoria do Big Bang seria suficiente? Neste sábado (10), às 10 horas, a Praça da Ciência recebe o pesquisador Luiz Filipe Guimarães, com a palestra "O universo primordial além do Big Bang", seguida de bate-papo sobre o tema.

"A teoria do Big Bang é relativamente bem conhecida e presente no vocabulário popular. No entanto, ela não prevê corretamente como o universo se apresenta hoje. Apresentarei as evidências contra o modelo de Big Bang e a principal solução para resolver tais problemas: o período do universo conhecido como inflação", adiantou o pesquisador.

A teoria do Big Bang descreve a origem do universo a partir da expansão violenta de uma partícula muito densa e extremamente quente que teve início há 13,8 bilhões de anos, aproximadamente. Essa expansão não cessou, o que pode ser observado por meio do afastamento das galáxias.

Essa é a teoria mais aceita pela comunidade científica para o surgimento do universo, tendo sido elaborada na década de 1920 e aperfeiçoada à medida que os estudos sobre o cosmos foram se tornando mais complexos. Já a teoria da inflação afirma que o universo passou por uma fase de expansão ultra-acelerada durante uma minúscula fração de segundo após o "Big Bang".

E teria sido essa fase que produziu um universo extremamente homogêneo e espacialmente plano, além de ter gerado as pequenas flutuações de densidade que deram origem às galáxias e outras estruturas visíveis no universo.

Na palestra, será discutido o mecanismo que gera essas flutuações e de que forma podemos fazer previsões quanto às observações astrofísicas, além de como esse mesmo mecanismo implica na geração de ondas gravitacionais.

O projeto

"Universo no Parque" é um projeto de divulgação científica do Departamento de Física da Ufes, desenvolvido pelo Núcleo de Astrofísica e Cosmologia (Núcleo Cosmo-Ufes) e pelo Programa de Pós-Graduação em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (PPGCosmo), tendo os professores Davi Rodrigues e Júlio Fabris como responsáveis.

O objetivo é levar as discussões científicas sobre o Universo para o grande público, de modo que sejam difundidas para a sociedade e não fiquem restritas ao meio acadêmico. O programa existe desde 2017, tendo mantido ciclo de palestras no Parque da Pedra da Cebola, no Parque Moscoso e no Parque da Vale.

Serviço

Universo no Parque: "O universo primordial além do Big Bang"
Quando: sábado (10), às 10 horas
Onde: Praça da Ciência. Avenida Américo Buaiz, s/n, Enseada do Suá (próximo à praia da Guarderia)
Não é necessário inscrição e a entrada é gratuita. (Secom/PMV)

Leia também:

Prefeitura da Serra inaugura Árvore de Natal com 16 metros
Palhaços em bicicleta gigante prometem levar muita alegria
Arenas “Vitória Rumo ao Hexa" têm atrações culturais hoje
ExpoSerra: mini fazenda com pôneis e coelho em Laranjeiras
Cachoeiro recebe último show do Sextou na Praça em 2022
> ​Carreta com sala de cinema em Barramares nesta terça (15)
Novembro no Planetário: sessões gratuitas para todas idades
Festival da Casquinha de Siri movimenta Ilha das Caieiras
ExpoSerra: feira do produtor rural terá gastronomia e atrações
Shows com violões e alunos da rede municipal na Prainha
Samba vai animar a noite de sexta-feira (4) em Cachoeiro

TAGS:
VITÓRIA | PRAÇA DA CIÊNCIA | CRIAÇÃO | UNIVERSO | BATE-PAPO