MEIO AMBIENTE
Praia de Pontal do Ipiranga, ES, está liberada para banho, diz laudo.
Praia é uma das mais movimentadas de Linhares durante o verão.
Em 24/12/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Um laudo que aponta que a praia de Pontal do Ipiranga - uma das mais frequentadas de Linhares, no Norte do Espírito Santo - está liberada para banho foi divulgado na tarde desta quarta-feira (23). A avaliação foi feita pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh).
A preocupação dos órgãos, prefeitura, moradores e turistas era de que a lama proveniente do rompimento da barragem da Samarco em Mariana (MG) chegasse até a praia, tornando-a imprópria para banho, assim como ocorreu em Regência, por exemplo.
Na manhã desta quarta-feira, técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente também analisaram a qualidade da água.
Com o auxilio de um aparelho, os biólogos da Prefeitura de Linhares constataram que o nível de turbidez está muito abaixo do limite indicado pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). O trabalho será feito periodicamente.
Segundo a prefeitura, o anúncio da liberação da praia de Pontal foi divulgado em conformidade com as novas informações obtidas por meio do acompanhamento visual e dos monitoramentos realizados no período de 19 a 23 de dezembro de 2015.
De acordo com a Resolução (Conama) Nº 274, de 29 de novembro de 2000, as águas oceânicas das praias de Povoação, Regência e Comboios, continuam impróprias para atividades de recreação, tais como banho e mergulho, devido à presença da pluma de turbidez proveniente do rompimento da barragem.
Fonte: G1-ES