TEMAS GERAIS
Praia Limpa vai levar conscientização para os banhistas a partir do dia 21
Serão desenvolvidas ações de abordagem educativa e também de limpeza da areia
Em 13/01/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Verão combina com diversão, sol e uma praia sem lixo. Para incentivar práticas cidadãs voltadas para a consciência e a educação ambiental, tem início no próximo dia 21 (quarta-feira) a campanha Praia Limpa.
À noite, uma equipe conjunta, composta por representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semmam), Serviços (Semse) e Desenvolvimento da Cidade (Sedec) e com o apoio da Polícia Ambiental, fará uma abordagem educativa junto aos quiosques e vendedores ambulantes nas praias, informando a eles os cuidados que devem ter em relação à preservação da orla.
As praias de Camburi, Ilha do Boi, Curva da Jurema e Ilha do Frade vão receber a ação nos dias 25 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro, sempre das 10 às 13 horas.
Serão desenvolvidas ações de abordagem educativa e também de limpeza da areia, contando com o equipamento de varrição mecanizada - tatuí -, que oxigena e limpa a areia, permitindo a entrada de luz solar para evitar proliferação de bactérias e micro-organismos. "O tatuí fará o trabalho de limpeza e, em seguida, faremos o trabalho de educação ambiental", contou a gerente de Educação Ambiental da Semmam, Andressa Lemos Fernandes.
Ação conjunta
O secretário municipal de Meio Ambiente, Cleber Guerra, ressaltou a importância da campanha Praia Limpa para a conscientização dos banhistas. "Neste ano, vamos trabalhar de forma conjunta, em uma bela estratégia de conscientização para a educação ambiental, limpeza e fiscalização nas praias".
Ele lembrou que as praias são áreas de preservação permanente protegidas por lei. "A Prefeitura vem buscando manter a qualidade das praias de Vitória, mas é necessária a participação de todos os banhistas para não usar a praia de forma desordenada, com ações que possam prejudicar o meio ambiente".
Entre os costumes que são maléficos para a orla, está o ato de jogar o material pós-consumo nas areias, como papel e palito de picolé, sacolas e sacos plásticos, copos, garrafas ou latas de bebidas.
Fiscalização
De acordo com a coordenadora de Fiscalização Ambiental da Semmam, Priscila Ligia Alvarino, é proibido fazer churrasquinho nas areias, pescar fora de época, praticar queimadas e fazer extração de areia e construção irregular. "Essas e outras ações são consideradas crimes ambientais e cabíveis de multa e outras penalidades".
Balneabilidade
Para garantir que o banhista esteja em águas de boa qualidade na capital, semanalmente, a Semmam realiza o monitoramento de balneabilidade, que é a indicação da qualidade das praias para banho, mergulho e lazer. A indicação e classificação dos pontos são as seguintes: "próprio", "impróprio" e "interditado". O resultado é publicado às quartas-feiras no portal da Prefeitura.
Fonte: Secom/PMV